Redes de supermercados localizadas em Anápolis aumentaram em 50% as vendas de carne suína depois que passaram a oferecer novos tipos de cortes aos seus clientes. As novas opções de consumo da carne suína chegaram às prateleiras dos supermercados da cidade, depois que o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) realizou uma ação em parceria com o Sebrae Nacional, a Associação Goiana de Suinocultores (AGS), para capacitar e qualificar profissionais açougueiros, gerentes e revendedores da proteína. O curso de cortes especiais para a carne suína capacitou cerca de 90 pessoas na região.
Para o gerente de açougue do supermercado Supervi (Anápolis/GO), Antônio Pereira, os clientes estão em busca de produtos de qualidade, que tenham preços acessíveis e um rápido preparo. “Ter a sua disposição um corte de lombo especial, uma picanha ou um bife de alcatra, faz toda a diferença na hora de escolher o produto”, ressalta. De acordo com o gerente, desde o mês que foi realizado o curso, em junho deste ano, o supermercado aumentou as vendas da proteína de 600 kg por semana, para 1200 kg no mesmo período. “Disponibilizar os novos cortes de carne suína, fizeram com que nossas vendas duplicassem”, completa.
Outro participante do curso que também sentiu o aumento nas vendas da carne suína foi o encarregado do setor de açougue da rede de supermercados Atende Mais (Anápolis/GO), Luís Góes Neto. “Depois que adotamos os novos cortes, a procura pelo produto aumentou cerca de 25%. Antes, encomendávamos até 1800 kg de carne suína por semana, agora nossos pedidos chegam a 2250 kg por semana”, informa.
A gerente administrativa da Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Crenilda Neves, diz que as ações promovem teoria e prática. “Além de transmitirmos todas as informações teóricas, damos aos participantes dos cursos a oportunidade de praticarem o que aprenderam. As ações são planejadas de acordo com as necessidades do mercado e dos consumidores e, por isso, alcançamos as metas estabelecidas em cada projeto”, ressalta.
Na visão do diretor técnico do Sebrae/GO, Wanderson Portugal, esses resultados fortalecem a cadeia e ampliam significativamente as opções de consumo da população. “Abrimos oportunidades para os supermercados verem a carne suína de outra maneira e, dessa forma, levarem aos clientes cortes diferenciados que irão mudar os hábitos de consumo. É isso que precisamos para fortalecer a cadeia e o PNDS tem proporcionado com excelência”, afirmou.
Para os próximos meses a AGS está preparando uma série de oficinas gastronômicas, que irão implementar os cursos já oferecidos. “Nossa intenção é levar as oficinas gastronômicas a todos os estabelecimentos que já receberam os cursos de cortes e outros 14 supermercados espalhados no Goiás. Queremos capacitar o maior número de pessoas possível”, revela a gerente.