Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suíno entra no cardápio escolar

SC está desenvolvendo um estudo para incluir a carne suína na merenda escolar. Além das escolas, os quartéis, as penitenciárias e cadeias públicas do Estado também entrariam no esquema.

Redação SI 06/02/2003 – O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, disse ontem (5) que o Estado está desenvolvendo um estudo para incluir a carne suína na merenda escolar. A afirmação foi feita na abertura do VIII Campo Demonstrativo Alfa, em Chapecó. Além das escolas, os quartéis, as penitenciárias e cadeias públicas do Estado também entrariam no esquema.

O objetivo é incentivar o consumo de um produto genuinamente catarinense e cujo setor está passando por dificuldades. Este estudo deve ser encaminhado à Secretaria de Administração em uma semana.

Sopelsa disse ainda que vai fortalecer e retomar as Ceasas, para reforçar a produção e o consumo de produtos do Estado. Em Chapecó, o prefeito Pedro Uczai demonstrou o interesse de criar um mercado regional para os produtores.

O presidente da Cooperativa Regional Alfa, Mário Lanznaster, solicitou ao governador a continuidade de programas de troca-troca de sementes e calcário, além do apoio aos programas de reflorestamento e recuperação ambiental. O fundador da cooperativa, Aury Bodanese, que faleceu na quinta-feira passada, foi homenageado com um minuto de silêncio durante o evento.

O governador Luiz Henrique da Silveira disse que vai criar linhas de crédito subsidiado para incentivar a produção de milho no Estado e a construção de silos e armazéns. Luiz Henrique afirmou que a meta é tornar o Estado auto-suficiente na produção de milho dentro de quatro anos.

No ano passado, o déficit foi de 1,6 milhão de toneladas, que deve ser reduzida pela metade na próxima safra.

O governador disse ainda que pretende implantar um projeto de habitação rural. O Campo Demonstrativo Alfa prossegue até amanhã, na linha Tomazelli, em Chapecó. A promoção é da Cooperativa Regional Alfa.