Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

Suíno na merenda

Juiz de Fora (MG) solicita carne suína para merenda escolar. Ação de marketing faz parte do PNDS.

Suíno na merenda

A Supervisão de Alimentação Escolar da Prefeitura de Juiz de Fora vai realizar, no dia 3 de fevereiro, uma licitação envolvendo 11,5 toneladas de carne suína para a merenda escolar daquela cidade. A inclusão na licitação, em formato compatível com o perfil mercadológico do segmento (a carne escolhida para a licitação será a paleta) é fruto de uma ação conjunta da ABCS e da ASEMG, no âmbito do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).

Na verdade, esta ação teve início há cerca de um ano, quando a Gerente Executiva da ASEMG, Sabrina Cardoso, coordenou um trabalho de sensibilização nas escolas de Juiz de Fora, com a colaboração de uma nutricionista e do consultor do PNDS, Fernando Barros. Os números obtidos nos testes de aceitabilidade surpreenderam até mesmo os técnicos da Supervisão Alimentar da Prefeitura – 97% das crianças aprovaram pratos produzidos com carne suína. A partir daí iniciaram-se os contatos no sentido de que o produto fosse devidamente incluído na cesta de proteínas de origem animal que fazem parte do cardápio diário das crianças da cidade. Dois frigoríficos parceiros do PNDS em Minas Gerais participarão do processo licitatório: Saudali e Suinco.
Trata-se de um importante potencial em termos de volume, já que se a carne suína conseguir espaço igual ao hoje ocupado por aves e carne bovina, o total anual licitado poderia chegar até 50 toneladas. Para o Presidente da ABCS, Irineu Wessler, “isto é uma demonstração de que temos um enorme trabalho pela frente ao abrir espaços para a carne suína nos diversos nichos mercadológicos hoje pouco ou totalmente inexplorados”. Sabrina Cardoso destaca que esta ação revela a dimensão dos obstáculos existentes, já que mesmo num estado onde a carne suína tem forte presença na cultura ainda existem fronteiras importantes a serem abertas. Já o consultor Fernando Barros destaca o fato de que adequar o produto às exigências do consumidor e articular conveniências entre a demanda e a oferta pode ser um atalho considerável para alavancar a demanda: “incluir a paleta suína na licitação é um passo muito importante no sentido de fornecer aos frigoríficos a possibilidade de colocar o produto em preços compatíveis com setores onde o preço tem um peso muito importante, como a merenda escolar”.
Para José Arnaldo Cardozo Penna, conselheiro da ABCS e vice-presidente da ASEMG, “esta experiência demonstra que temos um enorme potencial pela frente e que é importante trabalhar levantando os obstáculos que existem em cada nicho de mercado”.
Finalizado o processo de compra de carne suína por parte da Prefeitura de Juiz de Fora será realizada uma oficina de gastronomia suína, por meio do PNDS, junto à nutricionistas e cozinheiras da merenda wscolar de Juiz de Fora, numa parceria envolvendo a ABCS, a ASEMG e a supervisão municipal do setor.