Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Suíno na merenda escolar

<p>Prefeitura de Passos (MG) se reúne com representantes do setor. Um bife suíno por semana representa uma tonelada de carne a mais, diz DeliceSuin.</p>

A Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Passos (MG), Rosa Beraldo marcou uma visita à indústria de embutidos da Coperpassos, a DeliceSuin, para o início da próxima semana. Em reunião realizada no Gabinete do Prefeito ontem (11/11) diretores da cooperativa de suinocultores pediram a implantação do programa “Merenda Forte”, em que se inclui carne de suíno na refeição servida a alunos da rede municipal. Fazendo um cálculo rápido, os dirigentes da Coperpassos mostraram que se fosse servido um bife de suíno por semana a cada aluno da rede municipal, isso representaria 1 tonelada de carne, ou 40 suínos abatidos, no mesmo período.

Retorno de investimento – Participaram da reunião, além de Rosa Beraldo, o Chefe de Gabinete Telmo Santiago Cunha, o vice-presidente da Coperpassos Ronald de Carvalho Maia, o veterinário do departamento técnico Antônio Rodrigues de Oliveira Jr, e o gerente da granja multiplicadora, Carlos Antônio Ribeiro.

O Presidente da cooperativa, Rubens Carlos Lemos, lembrou que em 2006 ele e sua diretoria lutaram e investiram muito para implantar o programa, inclusive trazendo a Passos o prefeito, secretário de educação, uma nutricionista do município de Xanxerê (SC) e até um deputado estadual catarinense, para sensibilizar as prefeituras e câmaras da região da AMEG. A de Passos, segundo ele, foi a única a aprovar o projeto, mas depois da Coperpassos ter até mesmo realizado um treinamento de cantineiras das escolas, não houve qualquer compra de carne. Com isso, o programa ficou só no papel e a Coperpassos não teve retorno de seus esforços.

Incentivando a produção local – A suinocultura é das atividades agropecuárias mais importantes de município de Passos. Segundo Rubens Carlos, ao incorporar a carne suína a administração irá agregar valor ao produto, dando incentivo ao setor, que é gerador de emprego e renda.

Rosa Beraldo disse que, antes, o leite adquirido pela Prefeitura era em pó e que desde que assumiu está comprando leite pasteurizado, exatamente porque isso é um incentivo aos produtores locais. Segundo a secretária, ela fez constar no orçamento de 2010 verba para a aquisição de alimentos, como a carne suína, para incrementar a merenda escolar nas escolas municipais.

O presidente Rubens Carlos adiantou que a DeliceSuin possui uma ampla linha de produtos e que, por ser uma indústria, poderia desenvolver uma linha específica para atender à Prefeitura, garantindo-se a qualidade pois a marca tem a fiscalização do SIF.