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Marketing

Suíno no supermercado

Grupo Pão de Açúcar, em parceria com ABCS, inicia campanha inédita de incentivo ao consumo de carne suína em toda a sua rede.

Suíno no supermercado

Responsável por mais de 1.500 lojas e 79 mil funcionários, o Grupo Pão de Açúcar iniciará no próximo dia 27 a maior campanha de vendas carne suína jamais realizada no país, em nível nacional. A é fruto de uma ação institucional articulada pela  Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e ocorrerá nas 569 lojas da rede Extra Hipermercado nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e na cidade de Brasília. O Pão de Açúcar, segundo seus dirigentes, está decidido a ampliar a presença da carne suína nas gôndolas e a oferecer uma maior variedade de cortes, em consonância com o perfil da demanda de seus clientes.
Para o Presidente da ABCS, Marcelo Lopes, “estamos diante de uma oportunidade ímpar, já que o Grupo Pão de Açúcar é uma das mais importantes redes do país e suas ações tem grande efeito multiplicador”. Para Marcelo, o projeto que começa pela bandeira Extra pode vir a representar um marco divisor na história da presença da carne suína no varejo. E ele lembra: “os supermercados representam 66% da distribuição da carne suína no país e esse dado sozinho revela a importância desse projeto”.
Para apoiar o projeto, a ABCS produziu uma cartilha com uma seleção de cortes suínos para churrasco e para o dia-a-dia que serão comercializados durante a campanha, que visa fundamentalmente ampliar a venda de cortes de carne suína resfriada e não tem prazo para acabar. Serão impressos 30 mil exemplares da cartilha, distribuídos em todos os pontos de venda da rede Extra.

Marcelo Lopes recorda que o Grupo Pão de Açúcar esteve na própria origem da campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”, através do apoio dado a esta proposta por seu Vice-Presidente de Relações Institucionais, Marcio Milan. Em 2007 foram feitos os primeiros treinamentos com as equipes do Pão de Açúcar, do Extra e do Compre Bem, que acabaram oferecendo importante contribuição conceitual ao projeto.
Os consumidores acostumados a comprar pernil, costelinha e bisteca deverão se surpreender com os nomes nas gôndolas, como filé mignon suíno, carne moída, prime rib e coroa de costela. Luiz Roberto Baruzzi, gerente comercial nacional do Grupo Pão de Açúcar, explica que a ação ajudará a alavancar as vendas do produto. “Hoje o que o consumidor procura é uma carne porcionada, versátil e que atenda as suas exigências de qualidade e essa campanha vem para mostrar que o produto pode ser tudo isso”, afirmou.
Além da exposição nas gôndolas, haverá também um espaço com displays onde as promotoras prepararão pratos à base de carne suína, explicando as qualidades nutricionais do produto, excluindo mitos, preconceitos e inverdades que ainda cercam a carne. A cada R$ 20,00 em compras de produtos in natura de carne suína o consumidor poderá levar para casa diversas receitas por meio de uma cartilha desenvolvida especialmente para a ação, com pratos para o cotidiano, que apresentam a versatilidade da carne suína e ainda levam informações nutricionais e seus benefícios à saúde. Segundo o presidente da ABCS, a parceria com o Grupo trará benefícios diretos para o aumento de consumo. “A carne suína estará presente nos maiores centros consumidores do país, apresentada da forma que a população deseja encontrar, fugiremos dos grandes cortes que antes atendiam ao perfil de famílias numerosas”, encerrou.
Para o diretor comercial do Grupo, Pedro Pereira, essa é uma oportunidade também para quebra de paradigmas e preconceitos que ainda estão nos consumidores, principalmente nas classes A e B da sociedade. Pereira informa que não haverá mudança de preços, mas sim mais opções de compra para os clientes da rede. A campanha de incentivo ao consumo iniciou no dia 27 de julho, nas lojas Extra Hiper, como um projeto piloto e deverá se estender em todas as lojas do Grupo até o final do ano.
 Em 2008, o Grupo Pão de Açúcar foi foco de uma grande Campanha “Um Novo Olhar”, e por algumas semanas teve seus profissionais de açougues capacitados e treinados para desenvolver os diferentes cortes da carne suína. “Naquele momento a presença da ABCS para preparação desses profissionais foi essencial e, desde então, não paramos de formar pessoal com especialidade em desossa suína”, conta Baruzzi. Ainda segundo o gerente a expectativa é ampliar a ação para mais lojas do Grupo nos próximos meses.
 O Grupo Pão de Açúcar manteve a liderança no ranking das maiores redes supermercadistas do país em faturamento, defendendo a posição conquistada no ano passado, quando superou o Carrefour e está entre os quatro primeiros colocados segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com faturamento de R$ 36 bilhões.