Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultor faz nova reunião contra vírus

Após o encerramento do abate dos animais infectados, o Comitê de Erradicação da Aujeszky realizará reunião de avaliação na Embrapa de Concórdia.

Redação SI 21/01/2003 – Após o encerramento do abate dos animais infectados, o Comitê de Erradicação da Aujeszky realiza reunião de avaliação na quinta-feira (23)  na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Concórdia.

Devem participar da reunião representantes da Embrapa, Secretaria da Agricultura do Estado, Companhia Integrada para o Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) e Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne).

O objetivo é avaliar a conclusão da primeira etapa do Programa de Erradicação da Aujeszky, com o abate dos cerca de 80 mil animais infectados. O diretor de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do Estado, Roni Barbosa, disse que, na oportunidade, também será definido o cronograma de sorologia. A partir do abate, os técnicos da Cidasc iniciaram uma vigilância epidemiológica nas 208 propriedades infectadas, nas regiões Oeste, Sul e Vale do Itajaí. Em dois meses deverá ser realizada a primeira sorologia nas áreas de risco.

No segundo semestre, serão realizadas outras duas sorologias, em todo o Estado. O objetivo é obter até o final de 2004 o certificado de Zona Livre de Aujeszky, junto à Organização Mundial de Saúde Animal.

Enquanto isso, SC aguarda uma posição da embaixada brasileira em Moscou, em relação ao agendamento de uma reunião com técnicos do ministério da Agricultura da Rússia. Uma missão brasileira viaja ainda neste mês para o país para negociar a reabertura das exportações.