Redação (19/03/2009)- A Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e região (Coosuiponte), em parceria com o Sebrae/MG, promoveram palestra para apresentação da proposta do Programa Sebrae da Qualidade Total Rural aos seus associados e cooperados.
O evento ocorreu na noite de 12/3, na sede das entidades, tendo como palestrante Fabiana Ribeiro de Pinho, Técnica do setor de Educação e coordenadora dos programas de qualidade e Empretec do Sebrae Minas. O técnico microrregional do Sebrae/MG em Ponte Nova, Cláudio Boaventura, esteve presente e auxiliou na explicação aos suinocultores.
Fabiana apresentou aos suinocultores o Programa, e o seu conteúdo que se divide em tópicos: A conquista da qualidade e suas diretrizes para as empresas rurais, os 5 S para as empresas rurais e a melhoria de processos através das ferramentas de qualidade e seus indicadores. O conteúdo será trabalhado em encontros com os suinocultores e seus gerentes de granja na sede da Assuvap e Coosuiponte ao longo do ano e em visitas de acompanhamento que serão feitas às granjas, é ideal que cada granja tenha duas pessoas participando no curso para facilitar o repasse e a implantação dos processos nas granjas.
O apoio do Sebrae será através do projeto do Fórum da Suinocultura, parceria entre o Sebrae e a Assuvap desde 2004 com o objetivo de aumentar a competitividade e o desenvolvimento da suinocultura regional.
Os suinocultores que após comprovação do diagnóstico a ser realizado pelo Sebrae nas granjas interessadas puderem participar do Programa, arcarão com apenas 50% dos custos, sendo a outra parte paga com recursos do projeto do Fórum. Para essa primeira turma serão 15 vagas aproximadamente.
“Tendo em vista parte dos objetivos do Programa como a importância da qualidade rural nas granjas, a possibilidade de reduzir os custos ao gerenciar processos, medir resultados por meio de indicadores e proporcionar uma visão mais ampla do negócio ao suinocultor, a Assuvap se empenha em trabalhar a demanda e buscar parte dos recursos para que nossos associados possam aproveitar essa oportunidade”, ressalta Fernando Soares, presidente da Assuvap.
“Esse programa tem como objetivo disseminar a importância da qualidade na empresa rural, possibilitando o aumento da produtividade e rentabilidade, a obtenção de uma visão mais ampla do negócio, a redução de custos, o gerenciamento de processos, a medição dos resultados por meio da definição de indicadores, a valorização das pessoas e a melhoria do ambiente de trabalho,” ressaltou Fabiana Pinho.
“Percebo que aqueles suinocultores que aderirem ao Programa de qualidade total rural com compromisso de implantação em suas granjas, terão uma melhor produção com menor custo, reciclagem de conceitos ligados à qualidade e controle dos processos, o que vai proporcionar melhores ganhos para os participantes,” pontuou Cláudio Gontijo.