Na próxima quinta-feira (20-07) os suinocultores do Mato Grosso têm encontro marcado para discutir o futuro da atividade no estado e no Brasil. O IV Encontro Técnico da Abraves-MT (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos do estado de Mato Grosso) acontece em Vázea Grande (MT).
“No evento teremos a chance de debater e aprofundar as discussões em torno da produção e comercialização de suínos e seus derivados no estado”, adianta Mauro Cesar Pozzobon, presidente da Abraves-MT. Entre outros assuntos, serão debatidos os impactos das barreiras à exportação da carne suína brasileira, e apresentadas às informações mais atuais sobre produção, mercado e perspectivas do setor para este ano.
Há 15 anos, seria impensável um evento como este no MT, mas a situação mudou. Quando a produção intensiva de suínos começou no Mato Grosso, no início da década de 90, as empresas foram buscar a genética no Sul do País. A tecnologia de produção também era importada. Mas hoje o Mato Grosso está fazendo o caminho inverso. O estado exporta suas matrizes para o Rio Grande do Sul, tendo a qualidade de sua suinocultura reconhecida internacionalmente.
Além de possuir ótimos frigoríficos e um plantel excepcional, o Mato Grosso atende todas as atuais exigências de sanidade e bem-estar animal. O grande salto para o desenvolvimento da suinocultura na região foi sem dúvida a fartura de grãos (como o milho e a soja) e o desenvolvimento de mão-de-obra especializada, além de contar com a chegada de empresas de ponta.
Criada oficialmente em 7 de novembro de 2003, a Abraves-MT tem, desde então, colaborado ativamente para a profissionalização na atividade. A associação é filiada à entidade nacional de mesmo nome e conta, em seu quadro de associados, e com cerca de 40 médicos veterinários que atuam no Mato Grosso.
Os objetivos são fomentar a investigação científica; desenvolver trabalhos educativos para aperfeiçoar e atualizar profissionais e estudantes de medicina veterinária; assessorar os órgãos estaduais e federais na resolução de problemas relacionados à área; prestar assistência técnica aos seus associados e zelar por melhores condições de trabalho. As informações são da assessoria de imprensa do evento.