Redação (12/03/2009)- O governador Roberto Requião e os presidentes das associações de suinocultores do Paraná se reuniram, durante um almoço na Granja do Canguiri, em Pinhais, nesta quarta-feira (11), para discutir a crise enfrentada pelo setor. Uma das alternativas encontradas pelos criadores é a inserção da carne suína no cardápio da merenda escolar. “A introdução de um porco magro, de qualidade, como nós produzimos no Paraná, na merenda escolar é uma grande opção. Temos que estabelecer parâmetros de quantidade e qualidade. Então vamos atribuir este trabalho aos nutricionistas que trabalham com a Secretaria de Educação. E depois vamos licitar regionalmente e desta forma nós teremos uma estrutura de consumo bem interessante, que já se soma as outras carnes que nós compramos”, disse Requião.
Requião faz uma recomendação para que, com essa medida, sejam priorizados os pequenos criadores. “Fundamentalmente, a garantia deve ser para os pequenos produtores. E os produtores vão trabalhar conosco, com as merendeiras de nossas escolas, na elaboração de novas receitas de formas de preparar a carne de porco”, afirmou.
De acordo com o governador, várias medidas já foram tomadas para minimizar os problemas em outras crises enfrentadas pelos suinocultores. “O Estado já tem se ocupado e se preocupado desta questão. Nós zeramos o ICMS da ração e da carne suína diante da última crise”, lembrou.
De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Valter Biachini, a idéia é aumentar o consumo da carne suína em todo o Estado. “A carne suína na merenda escolar com certeza vai aumentar o consumo. Vai ser feito um trabalho educativo com as crianças e os professores. Essa é uma das estratégias que os suinocultores têm para mostrar as qualidades nutritivas da carne suína”, conta Bianchini.
“Precisamos trabalhar o mercado interno para melhorar o consumo da carne suína. Nós pretendemos introduzir a carne suína no cardápio da merenda escolar. Isso para nós é muito importante porque vai aumentar o consumo e acabar com os mitos sobre a carne. Vamos trabalhar com material didático para os alunos e com uma cartilha para os professores e as merendeiras. É muito importante para nós prepararmos o futuro consumidor”, explicou Irineu Wesseler, presidente da Associação dos Suinocultores do Paraná.
O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, também participou do almoço com o governador e os suinocultores paranaenses. Segundo ele, é importante estreitar as relações com o Governo do Paraná, devido à continuidade territorial entre os dois Estados. “Eu e o Requião estreitamos cada vez mais nossas relações de intercâmbio administrativo. Sempre falo que me considero seu filho administrativo, no sentido de que as boas medidas tomadas e postas em práticas no Paraná, nós procuramos implantar em nosso Estado”, disse Puccinelli.