[quotes_menu]

Suinocultores podem criar CPI no MS

Criadores de suínos de Mato Grosso do Sul podem pedir a extensão da CPI que já ocorre no Rio Grande do Sul também em Mato Grosso do Sul.

Redação SI 13/08/2003 – Criadores de suínos de Mato Grosso do Sul podem pedir a extensão da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) que já ocorre no Rio Grande do Sul também em Mato Grosso do Sul. O presidente da Comissão Estadual de Suinocultura pela Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar da Silva Júnior, afirma que a próxima reunião da Comissão deve acontecer na primeira semana de setembro e vai discutir a crise enfrentada pelo setor. A estimativa é que a quantidade de matrizes tenha sido reduzida em até 20% no Estado, ou seja, os criadores se desfizeram de 9 mil das 45 mil matrizes desde o último ano. Essa situação reflete a crise enfrentada pelos baixos preços e altos custos de insumos, pressionados principalmente pelos componentes da ração, como a soja e o milho. Ademar afirma que o impacto em Mato Grosso do Sul, onde muitos criadores também associam outras atividades, não chega a ser tão grande quanto no Sul, onde 80% dos criadores são pequenos, mas mesmo assim a situação é preocupante. “Vamos avaliar a posição de outras federações e avaliar se faremos ou não trabalho de sensibilização da bancada para constituição de uma CPI”, afirma.

Consultores do setor afirmam que a suinocultura é o mercado mais complicado de carnes porque além de ter muita gente integrada também tem as grandes indústrias envolvidas, com lucratividade bastante elevada.