Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura Competitiva

<p>Este foi o tema da Suinfest, evento realizado em Ponte Nova, um dos principais pólos de produção suinícola de MG. Por dia, aproximadamente 1,3 mil pessoas passaram pelo parque de exposições da cidade.</p>

Redação SI (19/07/2006) – A 4 Suinfest – Feira Mineira de Suinocultura reuniu centenas de suinocultores, expositores, empresários e pessoas envolvidas com o setor suinícola no Parque de Exposições do Sindicato Rural, em Ponte Nova (MG), nos dias 12 e 13 de julho, tendo como tema central: Suinocultura Competitiva, com responsabilidade social e segurança alimentar, buscando o aperfeiçoamento do setor.

A organização foi da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) e do Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de Ponte Nova e Região. Foram 44 empresas expositoras de toda região brasileira, além de aproximadamente 1.300 visitantes por dia.

O evento teve início no dia 11 de julho com a montagem dos estandes e, à noite, foi oferecido, pela organização, jantar para os expositores. Em 12 de julho, os presidentes da Assuvap, Henrique Marinho Monteiro, e da Coosuiponte, João Carlos Bretas Leite, recepcionaram os presidentes da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que tem sede em Brasília (DF), Rubens Valentini, e da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (ASEMG), José Arnaldo Cardoso Penna.

Visita ao Saudali Ainda no dia 12 de julho, Valentini e José Arnaldo visitaram o Frigorífico Saudali, onde estavam presentes, ainda, diretores da Assuvap/Coosuiponte. O diretor do Saudali, Tito Garavini, falou da situação do mercado de suínos da região e Rubens convocou os suinocultores a trabalharem em conjunto aumentando o consumo de carne suína no mercado brasileiro, com maior segurança operacional para a cadeia. Ele afirmou que aguardava com expectativa conhecer a região, que é destaque no Brasil.

Segundo Valentini, a ABCS organiza-se de forma planejada e orgânica, congregando toda a cadeia de produção, do suinocultor ao varejo, passando pelos segmentos de insumos, serviços, abate e processamento. Além disso, constituiu um Comitê Médico, composto de profissionais de renome para orientar as ações destinadas a desfazer os preconceitos de natureza médica e nutricional sobre o consumo da carne suína.

Na manhã de 13 de julho, na sede da Assuvap/Coosuiponte, os presidentes das entidades apresentaram aos convidados as ações do Fórum da Suinocultura de Ponte Nova e região, que é um projeto das entidades em parceria com o Sebrae/MG, objetivando competitividade e desenvolvimento regional. À noite, houve a Bolsa de Suínos com participação significativa de suinocultores da região e a presença marcante do presidente da Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), Valdomiro Ferreira Júnior. No encerramento, foi servido ao público o tradicional Porco à Paraguaia.

Jantar para expositores – Em 11 de julho, os expositores da 4 Suinfest foram recebidos com um jantar no salão nobre do Pontenovense FC. O presidente da Assuvap, Henrique Marinho Monteiro, agradeceu a confiança deles, reconhecendo a seriedade com que trabalham em nossa região. E destacou o apoio da ABCS, ASEMG, BANCO DO BRASIL, SEBRAE, GRUPO UNIDEZ E SAUDALI.

Segundo o presidente da Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte), João Carlos Bretas Leite, a Assuvap e Coosuiponte representam o Pólo Suinícola da região, tendo papéis diferentes, mas complementares, fortaleceram ainda mais o projeto do Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de Ponte Nova e Região, e, junto aos parceiros, buscam cada vez mais competitividade e desenvolvimento regional. A integração entre suinocultores, fornecedores, empresas parceiras e instituições públicas é muito importante para estreitarmos relacionamentos e planejarmos novas ações para o Fórum, destacou João.