[quotes_menu]

Suinocultura em ascensão

Será inaugurado no próximo dia 23, em Nova Mutum (MT), a Granja Ideal Porc, que inicia atividades com um rebanho de 6 mil matrizes da mais alta qualidade genética.

Redação SI 15/07/2004 – 08h40 – Um grande empreendimento do agronegócio mato-grossense será inaugurado no próximo dia 23, em Nova Mutum: a Granja Ideal Porc, que inicia atividades com um rebanho de 6 mil matrizes da mais alta qualidade genética, com previsão de expansão para o médio norte para chegar, a médio prazo, a um plantel de 40 mil fêmeas parideiras. A granja pertence ao grupo do empresário Otaviano Pivetta produtor rural em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum que investiu R$ 30 milhões no projeto.

A Ideal Porc é fruto de uma parceria entre o Grupo Otaviano Pivetta e a Geneticporc do Brasil. O objetivo da empresa é produzir e vender material genético do mais alto nível para os agricultores que estão investindo na promissora suinocultura mato-grossense. Os animais produzidos pela granja que não serão utilizados para reprodução serão abatidos pelo frigorífico da Intercoop (Integração das Cooperativas do Médio Norte Mato-grossense) para abate. A Intercoop já exporta seus produtos para vários países, inclusive da Ásia.

A implantação da Granja Ideal Porc cria um novo conceito de produção rural sustentável na região do médio norte, com a agregação de valores. O suinocultor produz soja e milho, insumos básicos para fabricação de rações animais, e aproveita os dejetos das granjas de terminação para adubar as lavouras. Essa integração vai resultar em maior lucratividade para o suinocultor, com a redução de gastos com a aquisição de nutrientes processados inclusive com matéria-prima importada que encarecem o produto.

Tecnologia de produção

Com mais de 100 mil m2 de área construída, a Granja Ideal Porc tem seu acesso rigidamente controlado. Cada núcleo de produção tem equipes e veículos individuais de trabalho e um portal de biossegurança, que é o limite entre as áreas consideradas limpas e contaminadas. O projeto é dividido em sítios de produção (quarentenário, maternidade, creche, recria e terminação), separados por distâncias entre 1,3 a 2,3 quilômetros.

“O objetivo de tantos cuidados com a biossegurança é manter o elevado status sanitário dos animais”, afirma Potiguara Brites, diretor da Vitagri, empresa responsável pelo projeto e a tecnologia de produção da granja. Com sede em Apucarana-PR e com escritório em Lucas do Rio Verde, a Vitagri atua há mais de 15 anos em projetos de suinocultura no mercado brasileiro. E já está atuando também em avicultura.

Genética

O avançado material genético desenvolvido pela Genetiporc do Brasil foi o escolhido pela Ideal Porc para o seu arrojado projeto. A empresa é pioneira na erradicação dos genes depreciadores da qualidade da carne. E continua trabalhando intensamente no sentido de oferecer a seus clientes produtos com qualidade diferenciada, capazes de atender aos mercados consumidores mais exigentes do mundo.

Chega-se assim ao suíno produzido pela Granja Ideal Porc sem uso de matérias-primas de origem animal, antibióticos e quimioterápicos. O resultado aparece na carne, com qualidade Natural Pork, sinônimo de saúde, bem-estar animal, responsabilidade social, cuidados ambientais e qualidade do produto final.