Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura em pauta

<p>Suinocultores entregam aos candidatos, os principais temas e direcionamentos, sobre a suinocultura de Santa Catarina.</p>

Redação SI (13/09/06)- O encontro realizado na tarde deste dia 12, na ACCS em Concórdia, reuniu inúmeros suinocultores que vieram de todas as regiões onde há produção de suínos em Santa Catarina. Os produtores ouviram as propostas e fizeram questionamentos relacionados a atividade suinícola no Estado, aos três candidatos a Deputado Federal e oito Estadual, indicados por eles mesmos e que tivessem alguma afinidade e comprometimento com o setor. A partir desde encontro, os produtores poderão escolher o melhor candidato que se identifique, direcionar seu voto para que seja seu representante legal, se eleito.

O programa, conduzido pelo presidente da ACCS, Wolmir de Souza, oportunizou a cada candidato, um tempo de cinco minutos para sua apresentação, seguido de explanação sobre as principais dificuldades enfrentadas pelo setor e principais pontos que se espera dos futuros deputados estaduais e federais.

Questão Ambiental
-Recursos com juros subsidiados proporcional a necessidade de cada produtor, mediante orientação técnica exclusivamente, com soluções tecno-ambientais;
-Apoio por parte dos órgãos estaduais e federais como Epagri, Fatma, Embrapa na busca e implantação de soluções ambientais, principalmente nos pequenas propriedades;
-Defesa e assinatura do TAC em todos as regiões do Estado como forma de dar tempo e conscientizar os produtores e sociedade para o problema ambiental.
-Maior transparência, clareza, auxiliar na obtenção dos critérios e implantação de projetos quanto ao Tratado de Kioto;
-Mudança de Legislação Ambiental

 
Abastecimento de milho
 – Uma das maiores dificuldades do setor para o futuro, é o abastecimento de milho. Precisamos de uma política de abastecimento de milho, oriunda de outros Estados, como sugestão, abatimento nos impostos de frete e importação.
– Sistema de armazenagem

Espaço Público Político
 -Talvez seja esta a maior deficiência em termos representativos. Quais são os números reais de exportação, (quantidade e valores). Em reuniões e missões internacionais, sempre o setor produtivo deve estar junto. O setor precisa ser ouvido nas indicações de cargos públicos relacionados a nossa atividade. Maior autonomia com respeito as decisões das Câmaras Setoriais.

O encontro É pela primeira vez na história dos 46 anos de ACCS, que é organizado e idealizado, um encontro entre candidatos e suinocultores a fim de que seja possível identificar lideranças comprometidas e envolvidas com a atividade suinícola.

De acordo com o candidato a Deputado Estadual, João Girardi, é muito pertinente esta oportunidade para que cada candidato se sinta responsabilizado com o setor, porque muitas coisas precisam ser feitas e desta forma o compromisso se torna maior. É uma oportunidade ímpar em que os produtores podem escolher o seu candidato e nós podemos expor nossas propostas. Já o candidato Erneus de Nadal destacou a representatividade de todas as regiões do Estado, tornando o encontro ainda mais interessante, reforçando as lideranças e o poder que as entidades como a ACCS tem e podem ter seus representantes legais.

Já os três candidatos a Deputado Federal, foram unânimes em destacar o trabalho exemplar e direcionado que a ACCS vem desenvolvendo a exemplo deste encontro, que possibilitou aos suinocultores conhecer um pouco mais os candidatos e os postulantes a apresentar suas propostas de trabalho em favor da suinocultura.
O suinocultor e presidente do Núcleo Municipal de Guaraciaba, Gilmar Talheimer, destacou a importância do encontro e disse que saiu satisfeito porque assim se pode perceber quem conhece realmente o setor e o que cada um tem de propostas para a suinocultura.

Comungando da mesma opinião, o suinocultor de Armazém, Rogério Wezin questionou alguns deputados sobre a carga tributária e pediu empenho dos candidatos se eleitos para defender a classe. Precisamos de representatividade, as grandes empresas tem os seus e nós sempre estamos na beira do caminho.
O encontro encerrou as 18 horas e logo após aconteceu reunião com suinocultores independentes de SC.