Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sul busca alternativa à integração

Região contabiliza 907 mil propriedades familiares e 4000 pequenas agroindústrias.

Da Redação 18/08/2003 – Dos 4,1 milhões de estabelecimentos agrícolas familiares do Brasil 907 mil estão localizados na região Sul. São 4000 agroindústrias instaladas nos últimos anos, além de pequenas cooperativas articuladas em rede. “Todo o processo produtivo é controlado pelos próprios agricultores”, diz ao CR o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FetrafSul), Altemir Tortelli.

Na região oeste de Santa Catarina, por exemplo, no último ano foram instaladas 30 agroindústrias. “Toda essa terra produz alimentos exportados para quase 100 países do mundo”, disse o prefeito de Concórdia, Neodi Saretta (PT), quando da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao município, durante o Seminário Nacional de Agricultura Familiar. Na safra passada, SC foi o Estado com o maior número de contratos do Pronaf.

A região de Concórdia é berço de algumas das maiores agroindústrias do país. As empresas locais lideram o mercado exportador de carnes bovina, suína e de frango. Somente a Sadia, fundada em Concórdia há 59 anos, abate na unidade pioneira 230 mil frangos e 4300 suínos diariamente. A carne é produzida pelo chamado sistema de integração: o frigorífico fornece o pinto, a ração e assistência técnica aos pequenos granjeiros, depois compra a produção.