Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suspensa a cobrança de ICMS em transações intermediárias nos negócios de carne suína

<p>Algumas das medidas emergenciais solicitadas pelo presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Wolmir de Souza, foram atendidas pelo Governo do Estado de Santa Catarina.</p>

Redação SI (02/06/06)- O Governador em Exercício Eduardo Pinho Moreira, assinou ato suspendendo a cobrança de ICMS em transações intermediárias nos negócios de carne suína. De acordo com o Secretário da Agricultura de SC Felipe Luz, será cobrada alíquota de 12% de ICMS apenas na venda final do produto. Significando uma redução de carga tributária do setor. Este auxílio foi o que eu consegui junto a Secretaria da Fazenda e Governo do Estado em benefício do suinocultor, que com estas medidas já podem desovar a produção de suínos que se aglomera no campo, explicou Felipe Luz. Esta medida estará sendo praticada durante o período de dois meses, pois assim que o embargo russo for suspenso, também será anulada esta medida.

Ainda o Secretário da Agricultura confirmou a vida da missão russa na semana que vem para verificar as condições sanitárias do Brasil, mas Luz salienta que os russo não deverão vir para SC, porque a preocupação deles é com o Paraná e o Mato Grosso, mas com certeza eles irão para Brasília também, ressaltou.

Outra sugestão levada pela ACCS na reunião da Comissão da Agricultura foi uma campanha forte de incentivo ao consumo da carne suína. Neste sentido, ocorreu uma reunião na manhã de ontem, 01, com os proprietários da Rede de Supermercados Angeloni, para que no mês de junho, seja feita uma grande promoção de cortes de carne suína in natura resfriada.

Ficou acertado que na próxima quarta-feira (07), haverá uma reunião entre o presidente da ACCS, Secretário da Agricultura Felipe Luz, Diretores da Rede Angeloni e Proprietários do Frigorífico Pamplona para concretizar esta campanha. Na promoção, serão oferecidos aos clientes, cortes de carne suína fresca, apenas resfriada, onde a rede de supermercados se isentou de tirar algum lucro sobre a venda do produto. O frigorífico Pamplona irá abater os suínos, direcionados pela ACCS e entregar nos supermercados, será o mês da carne suína. Esta é mais uma alternativa de reduzir o número de animais represados no campo e também fazer com que a população tenha acesso a carne suína de ótima qualidade e com preços compatíveis, ressaltou o presidente da ACCS, Wolmir de Souza.