Redação (05/06/06) – O atual diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Jamil Gomes de Souza, foi eleito – por unanimidade – presidente da Comissão Regional da OIE para as Américas e o diretor do Programa da Área Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Jorge Caetano Junior, foi eleito membro da Comissão de Normas Sanitárias para os Animais Terrestres.
Os cargos são de extrema importância na condução dos temas ligados à sanidade animal nas Américas e demais continentes. Responsável pelo encaminhamento das ações da OIE nas Américas, Jamil Souza terá como principal objetivo promover o avanço da luta contra as doenças dos animais que além de sérios prejuízos econômicos trazem riscos à saúde humana.
Ao veterinário Jorge Caetano caberá a função de elaborar as normas do Código Sanitário para Animais Terrestres, documento que deverá tornar-se referência para os países empenhados na erradicação de doenças transmissíveis que afetam rebanhos e o comércio mundial.
A escolha dos dois brasileiros, feita durante a 74 sessão geral anual do Comitê Internacional da OIE, em maio último em Paris, demonstra o reconhecimento ao trabalho sério que o Serviço Veterinário Oficial do Brasil vem desenvolvendo.
O evento contou com representantes dos 167 países membros da OIE e de organizações como a FAO, OMS, OMC e Banco Mundial, entre outras. Os 600 participantes do encontro trataram da renovação dos quadros da instituição, do estabelecimento de um novo sistema mundial de informações zoossanitária, da atualização de inúmeras normas internacionais de sanidade animal e da adoção de diretrizes para identificação e rastreabilidade dos animais e do reconhecimento de países ou zonas livres de doenças como aftosa, peste bovina, peripneumonia contagiosa bovina e encefalopatia espongiforme bovina (doença da vaca louca).