Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia para maior produção no campo

<p>Indústrias passaram a utilizar com mais ênfase a tecnologia nos equipamentos que despertam o interesse dos empresários do campo em adquiri-los.</p>

Redação (17/11/2008)- Por mais que as feiras e exposições apresentem diversas atrações, para todos os gostos e bolsos, um setor específico atrai mais a atenção dos agricultores: são os estandes com máquinas e implementos agrícolas, que atiçam a intenção de renovar o parque de máquinas na fazenda. Além de novos modelos, que também impressionam pelo visual, os produtores agrícolas querem equipamentos que ofereçam conforto e precisão em suas atividades.

Na verdade são as indústrias que passaram a utilizar com mais ênfase a tecnologia nos equipamentos que despertam o interesse dos empresários do campo em adquiri-los. A cada safra surgem produtos que impressionam pela capacidade de atuação, mas que tem na contramão um custo considerado elevado, se comparado com os equipamentos mais tradicionais.

Pulverizadores

Os melhores exemplos dessa tecnologia estão disponíveis em colheitadeiras, tratores e principalmente pulverizadores. Quem passa pela Expopato e se depara com algumas máquinas gigantescas, com rodas maiores que muitas pessoas, barras com até 30 metros, tanques e cabines que mais parecem monstros mecânicos, se pergunta qual é a serventia de tal equipamento? De acordo com os representantes das empresas revendedoras, são pulverizadores, que embora não tenham uma classificação distinta, surgiram há poucos anos como os substitutos dos pequenos pulverizadores puxados pelos tratores. Porém, não há nenhuma afirmação que esses equipamentos menores estejam fadados a desaparecer, até porque são os mais indicados para a pequena e média propriedade.