Redação (23/05/06)- Durante a 42 edição da Expoagro e da 7 Expodinâmica, no Parque de Exposições em Dourados-MS, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estará presente na realização de diversos simpósios e atividades de campo.
A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) realizará, juntamente com o Sindicato Rural de Dourados e demais parceiros, os simpósios de Piscicultura, Agricultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite e Suinocultura e Avicultura, além do curso de Agricultura de Precisão e de demonstrações na Expodinâmica.
Segundo o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste, Renato Roscoe, o momento de dificuldades que a agropecuária vem atravessando reforça ainda mais a necessidade de uma constante discussão sobre novas alternativas tecnológicas e opções para a região.. Para ele, os simpósios e cursos representam uma oportunidade para os produtores e pesquisadores discutirem as melhores soluções para enfrentar os desafios do setor.
Produtores rurais, técnicos agrícolas, microempresários, pesquisadores, estudantes e população em geral tiveram a oportunidade de participar do 3 Simpósio de Piscicultura, dia 19 de maio, sobre Planejamento, Cooperativismo e Desenvolvimento Sustentável da Piscicultura em Mato Grosso do Sul.
No dia 22 de maio, aconteceu debate sobre o mercado de produtos agrícolas e tendências da economia agrícola mundial e foram abordadas as possíveis alternativas de melhoria na atividade regional, no 5 Simpósio de Agricultura Tecnologia com Economia.
No 6 Simpósio de Suinocultura, dia 23 de maio, os participantes conheceram a biosseguridade e os programas de controle para o aumento da produtividade da suinocultura e no 1 Simpósio de Avicultura, especialistas abordaram a influenza aviária e a agregação de valor à avicultura na região da Grande Dourados.
O curso Agricultura de Precisão acontecerá dia 24 de maio. Na sede da unidade da Embrapa em Dourados-MS, pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste, Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Cerrados (Planaltina-DF) e Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP) ministrarão noções importantes da agricultura de precisão, como a amostragem para manejo da fertilidade do solo e das culturas, o uso de GPS para planejamento na propriedade e a leitura por sensores. A agricultura de precisão representa ferramenta fundamental para evitar perdas e maximizar o uso de recursos, lembra Renato Roscoe.
O 3 Simpósio de Pecuária de Leite traçará as Perspectivas da pecuária leiteira na região no dia 25 de maio. Estabilizar e aperfeiçoar a produção leiteira, por meio de tecnologias adaptadas à realidade nacional, como pastagens adequadas e pastos no outono-inverno, e emprego das normas vigentes dentro do atual mercado, são seus maiores objetivos.
A rodada de simpósios encerra-se no dia 26 de maio, com o 5 Simpósio de Pecuária de Corte Biotecnologia de produção Animal. Serão abordados aspectos ligados à utilização da biotecnologia como ferramenta para aumentar a competitividade e qualidade dos produtos da pecuária de corte, tanto para o mercado interno quanto para o externo.
As inscrições são gratuitas e feitas no dia de cada evento.
Mais informações: Sindicato Rural de Dourados (67) 3424-6686 e Embrapa Agropecuária Oeste (67) 3425-5122, ramal 131.