Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Termo de Referência

No Estado de Goiás, cadeia produtiva de aves e suínos terá banco de dados.

Da Redação 18/10/2004 – O Grupo Gestor da Cadeia Produtiva Suínos e Aves se reunirá nesta segunda-feira, 18, para validar o Termo de Referência, documento que norteará a elaboração de um projeto de sistematização de informações para criação de banco de dados sobre o setor. A reunião está marcada para as 8h30, na sede da Associação Goiana de Suinocultura (AGS), localizado no Parque Agropecuário de Nova Vila.

Compõem o Grupo Gestor da Cadeia Produtiva de Suínos e Aves representantes das secretarias de Planejamento, Agricultura, Fazenda e Ciência e Tecnologia, das federações da Agricultura, Comércio e Indústria, bem como de trabalhadores na Agricultura, do Sebrae-Go, da OCB-GO, das universidades Federal e Católica, da Conab, da Delegacia do Ministério da Agricultura e do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

O termo de referência contém os pontos a serem considerados na criação de um banco de dados da cadeia produtiva de suínos e aves, tais como insumos, produção, abate e processamento, transporte e distribuição, mercados atacadista e varejista. O banco de dados gerará informações e subsídios à definição de políticas para o setor, que servirão de apoio às decisões do poder público, dos produtores, dos técnicos e dos demais segmentos integrados à cadeia.

Nos últimos anos, Goiás tem se destacado como um dos mais importantes produtores brasileiros de grãos, suínos e aves e existem boas perspectivas de avanço no agronegócio do Estado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado ocupa o 6o. lugar no ranking nacional de rebanho suíno e a 6 posição no plantel avícola.