O resultado positivo dos testes de laboratório realizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), para aferir o nível de hidratação da carne de frango, em reportagem que foi ao ar neste domingo no programa “Fantástico”, da Rede Globo, já era esperado, ressalta o Presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura, (Ubabef), Francisco Turra.
Na avaliação, foram testadas marcas de 19 produtoras de peito de frango congelado. O objetivo era saber se todas cumpriam os parâmetros de teor de água estabelecidos em lei, de 6% do peso total. Todos os produtos avaliados foram aprovados.
De acordo Turra, há um esforço contínuo por parte da entidade nacional e das agroindústrias do setor, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na manutenção da qualidade do frango que chega à gôndola dos supermercados.
“A qualidade do nosso produto é um dos diferenciais que faz o país ser líder mundial nas exportações, o frango é também a proteína animal mais consumida pelo brasileiro, com quase 44 quilos per capta por ano”, explica o presidente da Ubabef.
Segundo o Diretor de Produção e Técnico Científico da Ubabef, Ariel Mendes, no início de dezembro, o Mapa publicou a Instrução Normativa n° 32, que estabeleceu parâmetros para avaliação do teor total de água contida em cortes de frangos (peito, coxa e sobrecoxa), resfriados e congelados.
“A normativa será uma nova ferramenta para que a agroindústria avícola continue a ofertar um produto de alta qualidade, com grande aceitabilidade pelo consumidor brasileiro e pelos mais de 150 países importadores do frango nacional”, explica Mendes.