Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Trânsito de suínos fica mais rigoroso

Devido às exigências do Ministério da Agricultura, a Iagro aumenta o rigor com relação ao trânsito de suínos.

Redação SI 11/03/2003 – Devido às exigências do Ministério da Agricultura, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) aumenta o rigor com relação ao trânsito de suínos, devido à emissão de documentos como a guia de trânsito animal (GTA) para a entrada e saída de suínos em Mato Grosso do Sul.

De acordo com portaria divulgada ontem (10), os animais que forem destinados à cria, recria, terminação ou abate no Estado terão de possuir a GTA e certificado de entidade oficial de defesa sanitária animal, atestando que os animais são oriundos de propriedade onde não houve a ocorrência da doença de Aujesky, nos últimos 12 meses, provenientes dos Estados que compõem a Zona Livre de Peste Suína Clássica do Brasil, em caminhão lacrado.

Para fins de reprodução, a Iagro exigirá a apresentação da GTA e cópia do certificado sanitário da granja de reprodutores de suídeos certificados (GRSC), emitido por entidade oficial, em caminhão lacrado.

Saída

Para emissão de guia de trânsito animal (GTA) de suínos que saírem do Estado com destino a outras propriedades, obrigatoriamente os caminhões deverão ser lacrados na origem e constar, no verso da GTA, atestado de que os animais são oriundos de propriedades onde não ocorreu a doença de Aujesky nos últimos 12 meses. O documento deverá ser datado e assinado por um veterinário da Iagro.