Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Três indústrias de frango são reprovadas em análises

A Avipar pretende recolher os produtos dos supermercados que forem denunciados pela população, se estiverem fora dos padrões fixados pela legislação sanitária do MAPA.

Redação AI 03/07/2003 – Das 14 amostras coletadas de 12 indústrias de abates de frango do Paraná, três foram reprovadas nas análises feitas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O resultado apontou que, nas empresas irregulares, o frango congelado apresentava excesso de água em níveis acima do permitido. A Associação das Indústrias Abatedoras de Aves do Paraná (Avipar) condena esse tipo de fraude e se comprometeu a fazer fiscalização paralela nas indústrias.

Os fiscais do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) apreenderam em supermercados de todos os estados 29 lotes de frangos congelados, nos quais foram detectatos percentuais de água acima de 8%, que é o limite fixado pelo governo federal. As irregularidades variaram de 8% a 23% de água de adição ao frango congelado. No total, foram analisadas 150 amostras e em 32% delas foram identificadas adulterações. Após as análises, os lotes foram doados ao programa Fome Zero.

De acordo com a assessoria de imprensa da delegacia do Ministério da Agricultura em Curitiba, o nome das empresas infratoras não serão divulgados porque elas ainda estão no período de dez dias para que possam se defender. Mas os fiscais vão manter a fiscalização e as empresas reincidentes na irregularidade terão seus nomes divulgados e poderão ser multadas em até R$ 25 mil. Nova reincidência fará dobrar o valor da multa e outras medidas poderão ser adotadas como a interdição da linha de produção e apreensão do produto no mercado varejista.

De acordo com o presidente do Avipar, Domingos Martins, se houve erro mecânico, que pode ocorrer durante o processo de hidratação, o resultado é aceitável: ””Mas fraude jamais.”” A Avipar pretende lançar nos próximos dias o selo de qualidade, onde a indústria assume a responsabilidade de se automonitorar. A Avipar pretende recolher os produtos dos supermercados que forem denunciados pela população, se estiverem fora dos padrões fixados pela legislação sanitária do Ministério da Agricultura.

O primeiro selo de qualidade será concedido à cooperativa Unifrango. Martins disse que a Avipar está empenhada em preservar a qualidade do frango do Paraná.