Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

UBA convoca setor de postura para reunião em São Paulo

<p>Biosseguridade, legislação e exportação estarão em pauta.</p>

Redação AI (24/03/06)- Praticamente ausente das discussões relacionadas à Influenza Aviária, o setor de postura está sendo convocado para uma reunião específica em que questões de biosseguridade, de legislação e, inclusive, de exportação estarão em pauta. O encontro está marcado para a próxima quarta-feira, dia 29 de março, às 10 horas, na sede da UBA em São Paulo (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1912 Conjunto 12-A Jardim Paulistano) e para ele estão convidadas entidades de classe e empresas diretamente ou indiretamente ligadas à produção de ovos.

O tema número um da pauta objetiva inserir o ovo brasileiro no mercado internacional e, com esse espírito, pretende avaliar as restrições existentes externamente no tocante à proibição de uso de determinados produtos veterinários e ao limite de resíduos em ovos. Tudo com o objetivo de subsidiar o Ministério da Agricultura na reformulação do Programa de Controle de Resíduos em Produtos de Origem Animal no que diz respeito ao ovo.

O segundo tema da pauta tem, sem dúvida, um interesse bem mais amplo, já que envolve toda a postura comercial. É a discussão de uma minuta de portaria a ser publicada brevemente pelo Ministério da Agricultura abrindo à consulta pública proposta de normas para o registro, fiscalização e controle de estabelecimento avícola de aves de postura de ovos comerciais. Como já faz com os estabelecimentos avícolas dedicados à reprodução, essas normas tornarão obrigatório o registro, no MAPA, de todas as granjas produtoras de ovos comerciais e, nesse sentido, estipulam as condições requeridas (documentos, localização, instalações, manejo, medidas sanitárias, etc.) para obtenção desse registro.

Por fim de olho na prevenção da ocorrência de influenza Aviária no País a reunião discute com o setor de postura medidas adicionais visando ao aperfeiçoamento do sistema de biosseguridade da cadeia produtiva de ovos. E, aqui, espera-se levar ao restante do setor a experiência adquirida pelos avicultores paulistas da região de Bastos (vazio sanitário, trânsito, desinfecção) a partir de episódio sanitário que envolveu a avicultura local.

Embora a reunião desta próxima quarta-feira seja aberta a todos os interessados do setor de postura, recomenda-se a prévia confirmação de presença junto à secretaria da UBA pelos telefones (61) 3326-2002 e (11) 3812-7666.