Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

UBA revela os números do setor em 2003

Dadas as circunstâncias da economia brasileira no ano passado, crescimento geral da avicultura foi considerado satisfatório pela entidade.

Redação AI 22/01/2004 – 10h50 – A avicultura brasileira fechou o ano de 2003 com uma produção total de carne de frango de 7,8 milhões de toneladas. Um incremento de 4,34% sobre os resultados do ano anterior. O mercado interno foi responsável pela absorção de 5,9 milhões de toneladas, volume 0,07% maior do que o registrado em 2002. O desempenho da avicultura brasileira, embora abaixo do esperado, foi considerado bom pela União Brasileira de Avicultura (UBA), tendo em vista a situação da economia brasileira em 2003. “No ano passado, a avicultura sofreu como toda a economia brasileira. O Brasil cresceu pouco, nosso PIB cresceu cerca de 0,5%, e a avicultura consequentemente teve algumas dificuldades no mercado interno, principalmente pelo fato da renda do brasileiro ter decrescido bastante”, afirmou Zoé Silveira d Avila, presidente da UBA. Um dos reflexos da queda do poder aquisitivo da população brasileira pôde ser sentido no consumo per capita brasileiro de carne de frango. Em 2003, o consumo de carne de frango por habitante/ano foi de 33,3 quilos, marca 1,4% inferior ao consumo registrado em 2002.

Por outro lado, a excelente participação da avicultura brasileira no mercado internacional deu sustentação para o crescimento do setor em 2003.” Felizmente para a avicultura brasileira, o incremento das exportação (as exportações cresceram acima de 20%) permitiu um crescimento total da avicultura da ordem de 4,3% em peso. Isso praticamente garantiu a sustentabilidade do setor e também a rentabilidade tanto para o avicultor quanto para o industrial avícola”, avalia Clóvis Pupperi, secretário-executivo da UBA. O Brasil tronou-se em 2003, em receita cambial, o maior exportador de frangos do mundo. No ano passado, segundo a UBA, foram exportadas 1,9 milhão de toneladas de carnes in natura, além de 37,7 mil de toneladas de produtos processados.