Redação 11/10/06 – A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) lançou na noite de ontem (10/10), em São Paulo, sua nova campanha nacional de marketing denominada “Um novo Olhar sobre a Carne Suína”. O evento reuniu cerca de 70 pessoas entre produtores, técnicos e empresários do setor suinícola, além de representantes da indústria e lideranças políticas e do agronegócio brasileiro.
Formada por um conjunto de ações integradas, concomitantes e de abrangência nacional, a campanha elaborada pela ABCS tem tudo para alavancar o consumo de carne suína no Brasil.
Os resultados preliminares são bastante animadores. O projeto piloto realizado em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em três lojas do Grupo Pão de Açúcar – Extra, Bom Preço e Pão de Açúcar – foi altamente positivo.
Somente numa das lojas, a quantidade de carne suína vendida numa semana superou o total que vendido pela mesma loja no período de um mês. Isso sem a distribuição dos folhetos promocionais, apenas com a disponibilização dos novos cortes e uma apresentação mais cuidadosa dos produtos nas gôndolas.
Um dos grandes trunfos do plano de marketing arquitetado pela ABCS é congregar o apoio da indústria e do setor varejista. Pela primeira vez na história os três elos da cadeia se unem para promover o incremento do consumo de carne suína no País. “O projeto é excelente e as perspectivas animadoras. Estamos todos juntos trabalhando para o aumento do consumo da carne suína no mercado interno”, avalia Marcio Milan, vice-presidente Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), diretor do CDB e diretor comercial do Grupo Pão de Açúcar.
Diretrizes – Estruturada em duas etapas, a campanha de marketing compreende uma série de ações que vão desde o esclarecimento dos mitos que insistem em acompanhar o consumo de carne suína – através da veiculação dos resultados de trabalhos científicos produzidos pelo Conselho Médico da ABCS e de peças publicitárias (folhetos, cartazes, displays) que ressaltam as qualidades nutricionais da carne suína – até o desenvolvimento de novos cortes e melhora da apresentação dos produtos suinícolas nas gôndolas dos supermercados. “Mais do que uma campanha de promoção esse trabalho é uma ação concreta de mudança dos conceitos de comercialização da carne suína”, explica Rubens Valentini, presidente da ABCS.
Segundo ele, a atividade suinícola apresentou um desenvolvimento tecnológico no campo e na indústria de enorme magnitude nos últimos 50 anos, mas, em contrapartida, continua comercializando seus produtos da mesma forma como era feita na época do “porco banha”.“Nosso produto não emocionou os consumidores a ponto deles aderiram ao seu consumo cotidiano”, diz.
O presidente da ABCS tem razão. Historicamente a carne suína é muito mal percebida pelo consumidor brasileiro. O consumo per capita de carne suína no Brasil atualmente está estacionado na casa dos 11 quilos por habitante ao ano. Só para se ter uma idéia, no Paraguai o consumo per capita dessa mesma proteína é de 30 quilos.
Novos cortes – Uma das ações para tentar transformar essa realidade no Brasil é o desenvolvimento de novos cortes de carne suína. Em parceria com o Centro de Tecnologia da Carne, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (CTC/ITAL), a ABCS criou 57 cortes diferentes para apresentação ao consumidor final.
Para facilitar a compreensão dos consumidores e tornar a comercialização mais fácil, a ABCS chegou aos cortes finais, gastronômicos, desenvolvidos com a missão de despertar o interesse no consumidor. São eles: cortes magros, forno, cortes universais, grill e churrasco. “E, para cada uma dessas seções, para os seus cortes específicos, foram criadas 27 receitas especiais e fáceis de preparar”, explica Fernando Barros, diretor de Marketing da ABCS.
Para dar sustentação e capilaridade à campanha, a ABCS enviará um especialista nos cortes industriais para dar início ao processo de treinamento e capacitação de funcionários e dirigentes de frigoríficos, açougues e supermercados que fizerem parte da campanha.
O treinamento das equipes de varejo para a realização dos cortes finais, os chamados cortes gastronômicos, passo seguinte da campanha, também ficará sob responsabilidade da ABCS. Esse especialista terá ainda a incumbência de treinar o multiplicador local, que se encarregará de organizar nas redes de varejo, a exposição do cortes, dos materiais de divulgação e quando for o caso, do treinamento dos promotores que atuarão nas lojas. Tudo para garantir uma boa apresentação do produto nos postos de venda.
Treinadas as equipes será dado início a campanha de marketing propriamente dita, com veiculação de folhetos, cartazes, displays enfatizando as qualidades da carne suína.