Redação SI 14/06/2004 – 09h04 – Os suinocultores do município de Palmital receberam, no último dia 3 de junho, a notícia da criação da Associação dos Suinocultores do Vale do Paranapanema (Suinovale). A novidade foi divulgada durante o Encontro de Suinocultores de Palmital, promovido e realizado pela Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS). “Esta foi uma boa notícia para todos nós, pois a região do Vale conta com uma suinocultura significativa para o Estado de São Paulo”, diz Ferreira Jr., presidente da APCS.
O Encontro de Suinocultores, evento realizado periodicamente pela Associação Paulista nos diversos pólos de produção suína do Estado, tem como objetivo levar informações técnicas e de mercado aos criadores, além de reforçar o papel da associação como uma aliada deste produtor.
“Em Palmital, os cerca de 100 suinocultores presentes no encontro contaram com a participação da veterinária da APCS, Juliana Sarubbi, que falou sobre as medidas de biosseguridade na granja suína, e também com a minha apresentação sobre a produção e a comercialização da carne suína no mercado paulista”, explica Ferreira Jr.
Suinovale
A Suinovale nasceu com o propósito de unir os suinocultores de Palmital e de toda a região do Vale do Paranapanema, que congrega outros seis municípios. Quem comenta sobre a criação e sobre os objetivos da nova associação é o seu próprio presidente, o suinocultor Dorival Maciel Moreira.
“A idéia de se criar a Suinovale surgiu em função das dificuldades que os produtores de Palmital e da região vinham passando com a compra de insumos para a produção dos animais e com a comercialização dos suínos”, revela. “O objetivo da nova associação, além de unir e organizar a suinocultura do Vale, é agregar valor à carne suína produzida no local”.
Dorival é um dos oito produtores já associados à Suinovale. Segundo ele, o Vale do Paranapanema possui hoje cerca de 3 mil matrizes suínas alojadas. “Sou suinocultor há 30 anos e tenho 60 matrizes em minha granja. E o meu grande desafio à frente da associação é o de trazer os suinocultores para esta organização, com o objetivo de tornar o setor unido e mais forte”, ressalta o presidente. Para tanto, a Suinovale já está organizando para o dia 11 de julho o 1o. Porco no Rolete em Palmital, evento que pretende oficializar o início das atividades da nova associação.
Outro suinocultor de Palmital e que também está se envolvendo com as ações da Suinovale é o seu secretário executivo, José Augusto Merenciano. “A Suinovale está surgindo para criar um laço de união entre os criadores da região”, ressalta. “Hoje, a suinocultura por aqui está em alta. Estamos recebendo R$ 45,00 pela arroba do suíno e pagando cerca de R$ 18,00 pela saca de 60 quilos de milho. São preços bem melhores, se comparados aos preços que recentemente, em meio à crise, éramos obrigados a pagar e a receber”.
José Augusto é suinocultor há cinco anos e mantém em sua propriedade 60 matrizes suínas alojadas. Também desenvolve outras atividades na área rural como a plantação de grãos e a criação de bovinos. Mas é na suinocultura que está a sua paixão. “Mesmo com a crise do setor, que durou um bom período e impediu a expansão da minha granja, continuei firme na atividade porque gosto da produção de suínos”, diz. “Acredito que só com a união do setor e com muita força de vontade é que se consegue levar a suinocultura para um desenvolvimento positivo”.
A Suinovale terá sua sede no município de Palmital. Porém, o seu endereço ainda não está definido. Mas, quem quiser entrar em contato com a associação ou saber um pouco mais sobre os seus objetivos e suas ações pode ligar para os telefones (18) 3351-4849 ou (18) 3351-3704, com Dorival, ou ainda enviar um e-mail para a caixa eletrônica [email protected]
Promoção da Carne Suína
A Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) também levou a Palmital a proposta da campanha de promoção da carne suína. O estabelecimento escolhido para sediar a campanha foi o açougue Ki-Porco, de propriedade do suinocultor e presidente da Associação dos Suinocultores do Vale do Paranapanema (Suinovale), Dorival Maciel Moreira.
A APCS equipou o açougue com displays de receitas com a carne suína, banners para promover a carne e aventais personalizados para os colaboradores do estabelecimento. A associação paulista também se encarregou de fazer toda a divulgação da campanha na mídia de Palmital como chamadas em rádios e anúncios em jornais.
“Toda esta campanha tem o objetivo de passar ao consumidor a informação de que a carne suína é uma carne saudável, versátil e que pode ser consumida muito mais vezes”, explica Ferreira Jr., presidente da APCS. “Com isto, esperamos elevar o consumo da carne suína no município e na região”.
O proprietário do açougue revela que comercializa aproximadamente 2500 quilos por mês de carne suína. “Com esta promoção da APCS, e com a qual me comprometi a baixar os preços da carne suína por um período de 30 dias, espero aumentar as vendas da carne em torno de 50%”, diz com entusiasmo Dorival Moreira.