Portofeliz.com.br (24/06/05) – O presidente eleito da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentin, quer contar com o apoio da Embrapa Suínos e Aves, para colocar em prática algumas das suas propostas de trabalho. Valentin, que assume a instituição no dia 6 de julho, reuniu-se no dia 23 de junho com chefias e pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves. “O apoio da Embrapa será decisivo para que alcancemos êxito nas mudanças que queremos promover”, disse Valentin.
Valentin tem como propostas principais organizar um banco de dados sobre os números da suinocultura brasileira, criar um Conselho Técnico para a ABCS, ampliar as relações com as indústrias ligadas à suinocultura e criar projetos que ampliem a receita da associação. Outra decisão do novo presidente é criar um escritório da ABCS em Brasília. O escritório vai funcionar no prédio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e> terá como objetivo estreitar as relações da ABCS com o Congresso Nacional, governo federal e embaixadas de países compradores de carne suína no mercado internacional.
Na conversa que manteve com pesquisadores e as chefias da Embrapa Suínos e Aves, o novo presidente da ABCS pediu que a Unidade integre o Conselho Técnico da Associação e auxilie na compilação dos dados sobre a suinocultura brasileira. Ele quer ainda receber sugestões sobre ações que a ABCS poderia realizar, na opinião dos pesquisadores da Embrapa. O chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Elsio Figueiredo, afirmou que a Unidade vai apoiar a ABCS em tudo o que for possível.