O dia 25 de Julho será histórico para a Suinocultura Brasileira, a data marca a realização do I Leilão de Suínos da Televisão Brasileira. O evento será transmitido de Concórdia (SC), cidade berço da Suinocultura Brasileira, para todo o Brasil, através do Canal Rural. Fazendo parte da História do Setor, os tradicionais Leilões de Suínos, que iniciaram justamente em Concórdia, há pelo menos 50 anos, consolidam a evolução da genética suína no país, permitindo que produtores, empresas e indústrias, tenham acesso ao melhor da qualidade genética da atividade, em cada edição.
As Granjas de Material Genético participantes do Leilão de Suínos da ACCS fazem parte da História da Suinocultura no Brasil. São granjas reconhecidas em todo o País, que possuem experiência em Leilões de Suínos, promovidos pelo setor em diversas feiras do Estado e na Região Sul do Brasil. Ao longo da história eventos como a Expo Concórdia (Concórdia/SC), Feagro (Braço do Norte/SC), Expo Inter (Porto Alegre/RS) já contaram com a participação destas Granjas em Leilões realizados. São as Granjas: Bagdá, Canadá, Embrapa Suínos e Aves e Granja Suruvi. O Leilão de Suínos da ACCS deste ano pertence à programação dos 56 Anos de História da Entidade comemorados no dia 24 de Julho. Através do Leilão serão expostos e comercializados 60 suínos. Com transmissão AO VIVO pelo Canal Rural, a partir das 21h, o Leilão terá três horas de duração consecutivas, encerrando às 23h59min.
As Granjas participantes – Com genética própria, marcada pela evolução dos seus 54 anos de história, a Granja Suruvi é a mais antiga. De acordo com o suinocultor, Clair Antônio Lusa, os animais que irão para o Leilão estão sendo preparados há várias semanas. “Podem aguardar genética de qualidade, reprodutores com o nosso selo de produtividade, que auxiliam o setor a avançar cada vez mais na evolução da suinocultura, a mesma genética que comercializamos em todo o país, em especial nas Regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste estarão na pista”, destaca o empresário da suinocultura. Com 45 anos de história na suinocultura brasileira, a Granja Bagdá terá a sua genética apresentada no Leilão de Suínos da ACCS. Preocupada em contribuir para a evolução genética de suínos no país, a Granja Bagdá é responsável por conquistas na suinocultura brasileira, como a participação efetiva em Estados que iniciam agora a sua comercialização de suínos, como os Estados do Norte e Nordeste do Brasil. “Estamos sempre preocupados em comercializar genética que seja referência e transforme Regiões em produtoras de suínos de qualidade, destaca o empresário da suinocultura, OraldiMartelli.
Uma das principais responsáveis pela evolução na genética da suinocultura brasileira foi criada há 36 anos, a Granja Embrapa Suínos e Aves é fonte de pesquisa e uma das principais responsáveis pela genética de suínos do mercado brasileiro. “Com qualidade, tradição, responsabilidade e avanços tecnológicos, a genética Embrapa estará no Leilão de Suínos da ACCS”, comenta o representante da Embrapa, Nilson Woloszyn. E a Granja mais recente que participará do Leilão de Suínos é a Canadá. Com apenas um ano de fundação, a Canadá foi implantada para multiplicar a genética desenvolvida pela Embrapa Suínos e Aves, a fêmea MO25C, visando alta produtividade da matriz e desempenho zootécnico dos suínos de abate com o adicional da melhoria na qualidade da carne (marmoreio), melhorando ainda mais a qualidade da genética Brasileira e contribuindo na melhoria de produção de suínos em granjas de todo o país. Também catarinense, a Canadá estará com sua genética no Leilão de Suínos.
Estrutura para o Leilão: O Leilão Nacional de Suínos será realizado em um dos novos espaços do Parque de Exposições de Concórdia (SC), durante a Expo Agro 2015. O presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi explica que virá a Concórdia um leiloeiro profissional e mais três pisteiros (quem coordena os lances). “Será a primeira vez no Brasil que um leilão de suínos terá transmissão em rede de TV”, destaca. Os lances poderão ser dados por quem estiver participando da Expo Agro ou acompanhando pela televisão.
Quem poderá dar lances:
O público presente no Leilão poderá participar com lances, além do público que estará assistindo através do Canal Rural, sendo que para essa segunda opção, é obrigatoriamente solicitada a realização de um Cadastro, junto da ACCS, antes do Leilão, via telefone. Faça seu cadastro, agora mesmo.
Telefones: 49 8825 2971 (TIM) ou 49 8812 0945 (Claro)
E-mail: [email protected]
Leilão pertence à Programação do Aniversário de 56 Anos de História da ACCS: Paralelo a realização do Leilão de Suínos, a ACCS também irá comemorar seus 56 Anos de História. A sexta-feira (24) será marcada pelo programa ao vivo do jornal da Pecuária pelo Canal Rural a partir das 20h, seguido por um Jantar de Confraternização que será realizado no Restaurante do Parque de Exposições. Granjas de Material Genético, autoridades e convidados especiais participarão deste evento. A ACCS também reserva a noite de comemoração para homenagear os “Amigos da Suinocultura”. De acordo com o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, é sempre possível aguardar novidades quando o assunto é a Associação Catarinense de Criadores de Suínos. A ACCS é a realizadora do Leilão de Suínos que conta com o apoio da Prefeitura de Concórdia através da Secretaria de Agricultura e o Governo do Estado de Santa Catarina e demais parceiros.