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VI Encontro dos Suinocultores Independentes do RS

<p>Realizado pela ACSURS, encontro teve a participação do presidente da ABCS, palestrante da RBS TV e apoio da Vitagri, que assessorou os trabalhos em grupo do evento.</p>

Discutir alternativas para tornar a carne suína mais presente na mesa do consumidor. Com essa idéia na cabeça, 130 participantes do setor sunícola mostraram união ao comparecer no 6o. Encontro dos Suinocultores Independentes. O evento contou com apresentação de palestras e trabalhos em grupos, coordenados pela Vitagri, empresa parceira da ACSURS (Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul) desde a primeira edição do encontro. As atividades, que buscam a harmonia entre os diversos integrantes da cadeia produtiva da suinocultura, aconteceram sexta-feira passada (12/05), em Carazinho (RS).

“É necessário inserir a carne suína no cardápio diário”, disse Rubens Valentini, presidente da ABCS (Associação Brasileira de Criadores de Suínos), durante sua participação no evento. “Precisamos abrir esta possibilidade para o consumidor. Mas este trabalho deve ser iniciado na granja, passar pelo processamento, cortes, preparação e chegar no varejo”. Para isso, é preciso promover a união de toda cadeia produtiva brasileira, ressaltou Valentini.

“Precisamos nos unir para ter mais força e conseguir o desenvolvimento saudável e sustentável da atividade”, declarou o presidente da ACSURS, Valdecir Folador. Suas palavras ecoaram na apresentação de Ana Amélia Lemos, Diretora de Jornalismo da RBS TV/Sucursal Brasília. Segundo a palestrante, o suinocultor precisa participar e valorizar a entidade de classe. E deve ser protagonista em questões importantes, como a sanidade.

Esse assunto, aliás, foi destacado pelo Gerente de Marketing da Vitagri, Tupan Brites, durante os trabalhos de grupo. Na sua opinião, a suinocultura investe em qualidade, produz carne com baixos índices de gordura, aprimora a tecnologia nas granjas e cuida da higiene, alimentação e genética. Investe também na melhoria da imagem do setor. Mas mesmo assim o consumo da carne suína não dispara como esperado. Por quê?

“Isso acontece porque nossas iniciativas estão dispersas”, acredita Tupan. “Precisamos reunir todas as ações num único esforço de classe, para empreendermos uma ação de maior consistência junto à opinião pública, que revele de forma mais clara e consistente os diferencias da carne suína ao consumidor”.

Seguindo esse raciocínio, os trabalhos em grupo do 6o. Encontro dos Suinocultores Independentes foram conduzidos em várias frentes, como política sanitária, meio ambiente, marketing, mercado interno e externo. Os resultados serão apresentados em breve, num dossiê a ser preparado pela empresa Vitagri a partir das anotações coletadas por sua equipe.