Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vigilância agropecuária

<p>Campanha do Mapa chega ao Galeão, no RJ.</p>

Da Redação 28/11/2005 – A campanha de vigilância agropecuária que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vem realizando nos aeroportos brasileiros chegou na última sexta-feira (25/11) ao Galeão, no Rio, onde a “Turma da Mônica” animou a distribuição de material informativo aos passageiros de vôos internacionais.

A iniciativa do Mapa, que conta com o apoio da Infraero, da Organização Pan-Americana de Saúde e da Maurício de Sousa Produções, objetiva reduzir os riscos de ingresso e disseminação de pragas e doenças no país, via controle e inspeção de bagagens procedentes do exterior.

Além dessa fiscalização, que já é feita pelo Serviço de Vigilância Agropecuária em aeroportos, portos e fronteiras terrestres, o Mapa vem investindo na conscientização dos passageiros.

A exemplo do que ocorreu ontem no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, uma equipe do Mapa distribuiu hoje, no Galeão, milhares de folders e revistas da Turma da Mônica com informações sobre doenças e pragas que podem ser trazidas para o Brasil na bagagem de quem retorna do exterior.

Segundo os fiscais do Vigiagro, além de pequenos animais, mudas, sementes de plantas, produtos lácteos, carnes, industrializadas ou não, objetos de madeira também podem representar  riscos para a agropecuária nacional. Assim, mais do que a apreensão e destruição desses produtos, interessa ao Mapa o esclarecimento e a  conscientização dos passageiros para evitar este transporte, proibido por todos os países.

A campanha, que agora completa a terceira ação, após o lançamento no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em setembro último, vai percorrer outros sete aeroportos que dispõem de vôos internacionais.

Depois de Guarulhos e Viracopos, o Galeão é o terceiro aeroporto em número de vôos internacionais, cerca de 70 por dia, com uma movimentação média de 6 mil passageiros. Muitos deles ao embarcar hoje, no Rio, foram surpreendidos pela Mônica, Magali, Chico Bento e Cebolinha, agora parceiros do Mapa, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Infraero no esforço para garantir e preservar as condições de sanidade da agropecuária brasileira.

Segundo a fiscal federal agropecuária e coordenadora substituta do Sistema de Vigilância Agropecuária, Rogéria Conceição, após a realização de cada evento nos aeroportos as unidades do Vigiagro e da Infraero continuarão disponibilizando o material informativo aos passageiros.

O Vigiagro está presente em 26 aeroportos brasileiros que operam com vôos internacionais, em 31 portos, 26 postos de fronteira terrestre e 27 aduanas especiais.