Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

XI Encontro Técnico da Avicultura Paulista

<p>Evento discutirá as perspectivas para o setor e os desafios a serem enfrentados.</p>

Redação (21/11/2008)- O Instituto Biológico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através de seu Centro Avançado de Sanidade Avícola (IB-APTA), promove, no próximo dia 27 de novembro, na cidade de Descalvado, o XI Encontro Técnico da Avicultura Paulista. O encontro, que congrega cerca de 500 participantes ligados ao setor avícola, encerra o calendário anual dos grandes eventos desse importante segmento do agronegócio. Nessa oportunidade, lideranças políticas, empresariais e técnicas estarão discutindo as perspectivas para o setor e os desafios a serem enfrentados.
O Centro Avançado de Sanidade Avícola é considerado como referência no setor de corte e postura em função da forte atuação na área de patologia avícola. É credenciado, junto ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), para exames de salmonelose e micoplasmose e, recentemente, recebeu investimentos do governo estadual através do Programa Risco Sanitário Zero.
Os recursos permitiram a adequação da infraestrutura da unidade de Descalvado com vistas à acreditação pela norma 17025 – processo cuja documentação já foi submetida para análise junto ao INMETRO – e solicitação do credenciamento do laboratório junto ao MAPA para realização de exames sorológicos de influenza aviária e newcastle.
Os investimentos contemplam, também, àqueles já executados neste ano na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Bastos, os quais possibilitaram ao Instituto Biológico pleitear o credenciamento para diagnóstico da laringotraqueite infecciosa, importante doença que atinge o bolsão de Bastos, principal região produtora de ovos do Estado.

No total foram investidos, em 2008, através do Programa Risco Sanitário Zero, na área de sanidade avícola, cerca de R$ 520.000,00, entre equipamentos e obras de modernização e certificação de laboratórios.
O Programa Risco Sanitário Zero promoverá um incremento na área de patologia avícola do Instituto Biológico traduzido no aumento do número de análises, rapidez, maior segurança e pronto atendimento dos diagnósticos, além de garantir a qualidade e rastreabilidade  dos procedimentos.
Ações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, voltados para a sanidade do plantel avícola, também beneficiam a equipe de apoio técnico desses Laboratórios que, a partir deste mês, estarão recebendo reforço de 4 profissionais aprovados em recente concurso público.
No dia 27 de novembro próximo, quando do encerramento do evento, o Instituto Biológico estará sendo certificado pela norma 9001:2000 quanto à gestão do diagnóstico de salmoneloses e micoplasmoses.

Informações:

Instituto Biológico – Centro Avançado de Tecnologia do Agronegócio Avícola
Telefone: (19) 3583-2436 / 3583-1577
e-mail:
[email protected] / [email protected]