Redação (18/04/06)- A Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A) vai debater o futuro do setor nesta terça-feira (18), a partir das 13h30min. Há onze anos o agronegócio não enfrentava um ano tão desfavorável como foi o de 2005. Quando se planejou o plantio, a cotação do dólar estava em torno de R$ 3,20; na comercialização da safra o produtor só conseguia vender ao câmbio de R$ 2,20.
Além das taxas de câmbio desfavoráveis, as lavouras enfrentaram forte frustração de safras por problemas climáticos nas regiões Sul e Centro-Oeste. O resultado foi a redução de 16,46% no PIB da agricultura em relação ao ano anterior, e de 1,49% no PIB do setor pecuário. Os índices oficiais mostram perdas da ordem de R$ 26,26 bilhões para o agronegócio.
Para a presente safra 2005/06, o temor é a repetição deste cenário. Os problemas conjunturais enfrentados na safra passada continuam praticamente os mesmos, com o agravante da redução do uso de tecnologia no plantio e manejo das principais lavouras.
Eduardo Gianetti, professor da Ibmec São Paulo, vai focar sua palestra em uma análise geral do momento do agronegócio, com painel coordenado por Walter Tommazi, administrador de empresas pela Universidade Mackenzie e atual diretor de Marketing e Logística da Mosaic. A palestra ocorre às 14h.
Uma hora mais tarde, o agrônomo Jônadan Ma, diretor da Canavale e diretor-executivo do Grupo Ma Shou Tao e o pecuarista Nelson Pineda, diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), farão a palestra tratando da crise sob a ótica do produtor.
O ex-ministro do Planejamento e Gestão do governo de FHC, Pedro Parente, explana a seguir sobre a experiência da empresa de comunicação RBS com o título Desafios e Ações para sair da Crise. Logo após fala o fundador de ABMR&A, José Luiz Tejon.
Para participar do evento, confira as vagas nos telefones (11) 3812-7814 ou no site www.abmra.org.br. As informações são da ABMR&A.