Da Redação 31/10/2005 – O professor Marcos Fava Neves, integrante do Pensa Centro de Conhecimento em Agronégócios da FIA (Fundação Instituto de Administração), entidade formada por docentes da FEA/USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo), lança o livro “Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing”. A obra retrata as transformações vividas pelo ambiente empresarial nos últimos anos, com influência da acirrada competitividade e de fatores econômicos, enfatizando as novas necessidades das companhias para se orientarem ao mercado na hora de desenvolver ações de marketing. Apresenta ainda um método completo e atualizado para orientação dos executivos dessa área, chamado de PGEM, que são as iniciais do nome do livro. É o único método que traz para dentro dos planos de marketing a perspectiva de rede de empresas e alianças.
Dividida em 12 capítulos, a obra engloba temas como Orientação da Empresa para o Mercado, Análise de Oportunidades de Negócios, Análise da Concorrência, Definição de Objetivos e Estratégias, Como montar Planos de Produtos, Comunicações, Canais de Distribuição, Força de Vendas e Preços, alem de sugerir a Organização de um Comitê de Estratégia e Marketing, entre outros. Com isso, o autor busca aprimorar conceitos e filosofias e facilitar a aplicação prática da teoria para a gestão e controle do planejamento definido.
Marcos Fava Neves é pesquisador do Pensa e acumula 10 anos de experiência acadêmica na disciplina de planejamento e controle de marketing como professor da unidade de Ribeirão Preto da FEA. Já coordenou planos e projetos para grandes empresas do país como Basf, Netafim, Holland Genetics, Tigre, Nintendo, Makro e outras. O método reflete o trabalho feito nestas empresas.
Serviço:
Livro: Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing
Autor: Marcos Fava Neves
Editora: Atlas
Preço: R$ 38
Páginas: 232
Informações: www.editoraatlas.com.br