As ações de preparação “A Carne Suína é 10!” para a Semana Nacional da Carne Suína, que acontece entre 2 e 16 de outubro em todo o país, seguiram para as unidades do Grupo Pão de Açúcar e Extra da região Nordeste em agosto e setembro com recordes de participação e grande motivação das equipes de loja.
Os chefes e líderes de açougue do Grupo Pão de Açúcar na Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará já passaram pelo Curso de Cortes e a Palestra “Conhecendo o Mundo da Carne Suína” e nas próximas semanas será a vez dos profissionais de Paraíba, Piauí e Alagoas.
O gerente de aves e suínos Nordeste do GPA, José Daniel dos Santos, diz que a segunda temporada de preparação (a região recebeu a Semana Nordestina de Carne Suína no ano passado) no Nordeste está “fazendo a diferença” e, inclusive, criou uma premiação às lojas que tiverem os melhores resultados de vendas de carne suína.
“Se compararmos agosto deste ano com o mesmo mês de 2012, tivemos aumento de vendas na casa de 27,5% em valores e 30,4% em volume na soma das 51 lojas. É um resultado contundente. Todos ficam muito motivados e para incentivá-los, inclusive, estabelecemos uma premiação às unidades com as melhores vendas”, informou.
O assistente comercial do Grupo Pão de Açúcar, Albérico Santos do Amaral, participou dos Cursos de Cortes e da Palestra “Conhecendo o Mundo da Carne Suína” e classificou como “entusiasmante” e “muito positiva” a preparação. “Os profissionais de açougue, do controle de qualidade, do departamento de pratos prontos e outros saíram encantados com o conteúdo e a didática dos cursos. Tive o melhor sentimento possível”, avaliou.
De fato, foi no Nordeste, em Pernambuco, onde ocorreu a maior adesão em uma única capacitação. Uma turma recorde de 40 profissionais do Grupo Pão de Açúcar participou do curso prático e teórico “A Carne Suína é 10” na loja do Extra Hiper Boa Viagem, no Recife, depois da preparação já haver passado por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais antes de chegar a região.
“A motivação dos profissionais do Pão de Açúcar do Nordeste se destaca e isso é fundamental para alcançar o objetivo da preparação que é combater a desinformação sobre o produto junto ao consumidor final e, enfim, ampliar as vendas de carne suína”, avaliou a gestora executiva do PNDS Sustentabilidade (Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura), Anny Almeida.
Além dos cursos, os consumidores nordestinos também já participaram da Oficina Gastronômica “A Carne Suína é 10!”. O especialista Daniel Furtado mostrou a um grupo de consumidores finais da loja do Pão de Açúcar Náutico, em Fortaleza/CE como o produto é saudável, saboroso, fácil de preparar e acessível. A oficina também aconteceu em Pernambuco e acontecerá na Paraíba nos próximos dias.
O objetivo das ações no Nordeste é atingir todas as 51 lojas do grupo e os seus colaboradores em treinamentos e na realização de oficinas gastronômicas. A fase nordestina encerra a preparação para a Semana Nacional da Carne Suína com capacitação de equipes de todas as lojas do grupo das bandeiras Extra Super, Hiper e Pão de Açúcar.
A coordenadora nacional do PNDS Sustentabilidade, Lívia Machado, avalia que o feed back das ações em todo o país e, especificamente no Nordeste, reforça a confiança nos resultados da Semana Nacional. “Estamos na fase final de uma preparação ampla e complexa que está sendo cumprida à risca e tem avaliação positiva dos parceiros. A adesão no Nordeste é exemplo disso. O setor estará forte e preparado para a Semana Nacional da Carne Suína”, pontuou.
A Semana Nacional da Carne Suína visa apoiar a meta da ABCS de aumento o consumo da proteína no mercado interno para 18 kg per capita ao ano até 2015 e é resultado da parceria entre ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Sebrae Nacional, Grupo Pão de Açúcar e Extra, Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e associações estaduais de suinocultores.