Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

O que é MBA?

Profissionais estão cada vez mais procurando os cursos de Master in Business Administration para sua especialização e boa colocação no mercado de trabalho. Mas o que é MBA? Onde fazer? O curso vale a pena?

Da Redação 11/08/2003 – Vale. Para quem está de olho em boas oportunidades de trabalho, o investimento de tempo e de dinheiro em um bom curso de pós-graduação em MBA (Master in Business Administration) já é meio caminho percorrido sobre a imensa estrada da competitividade profissional. O MBA é um título de especialização em gestão de negócios – em diversas áreas como finanças, marketing, logística, recursos humanos, agronegócio entre outras -, que capacita o profissional a atuar como um executivo em seu segmento. De acordo com um levantamento pela Organização e Sindicato das Cooperativas do Paraná (Ocepar), e divulgada na edição número 59 da revista Você S/A, há dez anos os gerentes das cooperativas paranaenses tinham apenas o nível secundário. Hoje, praticamente todos têm 3o. grau completo e pós-graduação. “É a competitividade do mercado que está fazendo com que as empresas procurem profissionais especializados e capacitados em gerir o negócio, a equipe, além de apresentar resultados”, resume o economista, professor e coordenador do curso de MBA em Agribusiness da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mauro Lopes.

Hoje, existe uma série de cursos de MBA à disposição dos interessados. Cursos que podem durar um ano, um ano e meio ou até dois anos, caso haja a opção de um estágio fora do País. “É preciso que o candidato escolha uma boa escola para cursar o seu MBA. Isto pesa muito em seu currículo”, alerta o professor Lopes. Porém, o custo de um curso de alto calibre pode pesar ao bolso do profissional. A mensalidade de um curso MBA em uma boa escola não sai por menos de R$ 1 mil. “Este investimento é recompensado depois com as boas oportunidades de trabalho”, garante Lopes.

MBA em Agribusiness – O programa do curso inclui disciplinas como Gestão Empresarial Estratégica, Cálculos de Preços Agrícolas, Planejamento de Negócios, Marketing, entre outras, e várias faculdades e universidades do Brasil já oferecem este título entre as suas opções. Resultado do aumento da demanda por gestores no segmento do agronegócio. “Gestão é a arte de escolher um caminho. Todo gestor tem de ter um pé no passado e outro no futuro”, explica o coordenador da FGV. “Seu desafio é estar no jogo de amanhã sem se esquecer de seu fornecedor de ontem”.

Se você quiser saber mais sobre os cursos de MBA, dê uma olhada nos sites de algumas instituições de ensino que oferecem essas especializações:

www.businessinstitute.com.br
www.eac.fea.usp.br/mba
www.faap-mba.br
www.cel.coppead.ufrj.br/fs-mba.htm
www.fia.com.br/mba
E depois do MBA?

Muitos alunos não sabem ao certo que caminho seguir após a conclusão do curso de MBA. Por isso é importante levar em consideração na hora da escolha do curso e da instituição o que a escola tem a oferecer no pós-MBA. Um canal que possa orientar esses profissionais e manter o vínculo e a atualização aos que já se encaminharam no mercado de trabalho é de extrema importância e perpetua o compromisso e a relação entre a instituição e o aluno. Foi assim que nasceu, em 1994, a Associação dos Alunos e ex-Alunos dos MBAs da USP. A entidade conta hoje com mais 1100 associados que participam de encontros e palestras sobre carreira e mercado de trabalho. A associação também mantém um site de recolocação profissional, com quase mil currículos cadastrados.