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Objetivos alcançados

<p>A campanha ''''Um novo olhar sobre a carne suína'''' no Rio Grande do Sul alcança os resultados esperados pelos organizadores.</p>

Redação SI (17/09/07) – Em poucos dias, a iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), em parceria com o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), tem ampla repercussão pública e entre os segmentos do setor. A ação no Mercado encerra-se no sábado, dia 15. 

Para o diretor de Marketing da ABCS, Fernando Barros, “a campanha já contagiou os açougueiros que passaram a vender os novos cortes suínos no Mercado Público e os restaurantes integram-se, como mostram as diversas visitas que recebemos no estande”. Supermercados demonstram interesse em participar, além da ação do Frigorífico Mabela, de Frederico Westphalen/RS, em parceria com a Rede Zaffari de Supermercados, que desenvolve projeto piloto desde o dia 10 de setembro, até 10 de outubro, em uma unidade Zaffari da capital. Cortes diferenciados de carne suína são apresentados em gôndola, com balcão para degustação e distribuição de folhetos informativos.

Rodrigo Rizzo, consultor da ACSURS, observa que as ações no Mercado Público têm o apoio do Escritório de Turismo de Porto Alegre e parceria com a rede pública estadual de ensino. Na semana, mais de 400 alunos de escolas urbanas e rurais visitaram o estande que oferece material informativo, kit de receitas, exposição dos novos cortes e degustação de carne suína. 

Ressaltando que “Um novo olhar” atingiu os objetivos, Fernando Barros destaca que o próximo passo é a interiorização da campanha, chegando, no mesmo modelo de Porto Alegre, a todo o Estado.

Para referência

“Um novo olhar sobre a carne suína” tem o objetivo de reestruturar a forma de distribuição, apresentação e comercialização do produto pelos frigoríficos e pontos de venda (açougues e supermercados), sugerindo cortes mais práticos e funcionais que ofereçam alternativas capazes de atender às expectativas dos clientes. Hoje, a carne suína tem a preferência de 46% da população brasileira e é reconhecida em diversos países como um produto de alimentação saudável, saboroso e nutritivo. Foram criados 30 cortes suínos comerciais e 50 "cortes gastronômicos" que oferecem porções funcionais, econômicas e adequadas ao universo cultural do consumidor, além de um kit de receitas. Os organizadores acreditam que a campanha provocará aumento do consumo de carne suína no país em 1Kg per capita/ano, passando dos atuais 12Kg para 13Kg. Em 2006, o Brasil exportou carne suína para 76 países e o Rio Grande do Sul, com um consumo individual de 22Kg a 25%/ano, é desde o ano passado o segundo maior produtor e o maior exportador de carne suína no País.