Redação SI 05/09/2001 11:27 – Os consumidores americanos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo USDA, elegem a carne suína como a mais gostosa entre as outras devido aos seguintes quesitos (em ordem de importância):
– sabor
– valor nutritivo
– segurança alimentar
– durabilidade
No Brasil, o consumo de carne suína ainda é considerado muito baixo (10,4 kg per capita/ano). Segundo o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e professor da Universidade de Concórdia (SC), Oldemir Chiuchetta, os brasileiros consomem pouco a carne suína porque:
– o preço é elevado;
– as agroindústrias são especializadas na industrialização dos produtos de carne suína, o que eleva o preço ao consumidor;
– os brasileiros ainda conservam muitos tabus e preconceitos sobre a carne suína (conceitos de carne gordurosa e maléfica à saúde).
A carne suína é a mais consumida no mundo. Países como a Dinamarca, Espanha e a Alemanha registram consumo per capita anual da carne de 70 kg, 65 kg e 57 kg, respectivamente. O Brasil posiciona-se como o 7o. maior produtor mundial da carne suína, com 1,9 milhão de toneladas. Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar nesse ranking (9 milhões de toneladas). A primeira posição é da China com produção acima de 40 milhões de toneladas por ano.