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Paraná estimula consumo de carne suína

O objetivo é aumentar em 30% as vendas da carne no Estado.

Redação SI 21/11/2002 – Apesar de ser a mais consumida no mundo, a carne suína não consegue o mesmo sucesso no Brasil. Em média, o brasileiro come 11 quilos por ano, enquanto cada alemão consome 60 quilos por ano. Para diminuir a diferença, a Associação Paranaense de Suinocultura (APS) está encabeçando campanha que pretende aumentar as vendas em pelo menos 30% no Estado.

O setor também passa por uma crise, segundo o presidente da entidade, Romeu Royer, por estar produzindo mais que a demanda. Segundo ele, os produtores contavam com aumento no consumo, o que não aconteceu por causa da queda no poder aquisitivo da população.

O Paraná produz 270 mil toneladas do produto por ano. Deste total, exportou 38 mil toneladas de janeiro a setembro. Segundo o Instituto de Planejamento e Economia Agrícola de Santa Catarina (Instituto Cepa), a produção brasileira, em 2002, deve chegar a 2,89 milhões de toneladas.

A campanha paranaense tem o apoio da Associação Paranaense de Supermercados, que abriu espaço nas lojas para divulgar o produto. Mudanças genéticas diminuíram em 30% o colesterol da carne suína e 40% da gordura, o que equipara o produto às carnes brancas em geral, diz o presidente da entidade, Joanir Zonta.