Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

PNDS atua em GO

Casa Cor Goiás tem Noite Gourmet à base de carne suína com destaque para o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura.

PNDS atua em GO

Decoração, arquitetura, artesanato e gastronomia. Esses foram os ingredientes da Noite Gourmet, evento promovido pelo Sebrae Goiás, em junho, dentro da programação da 15ª edição da Casa Cor Goiás. Os visitantes da Mostra e demais convidados tiveram a oportunidade de conhecer, em um espaço que mistura arte, cultura e empreendedorismo, dois projetos diferentes desenvolvidos pelo Sebrae/GO.

Mas o que seria de uma Noite Gourmet sem a gastronomia? Esse segmento, presente na ação do Sebrae Goiás em parceira Associação Goiana de Suinocultores (AGS), foi apreciada por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura. Quem experimentou o estrogonofe e a kafta, pratos que fizeram parte do cardápio elaborado pelos chefs Fernando Hanna e Fátima Neila, reconheceu o ingrediente básico das receitas: a carne suína. A iniciativa teve o intuito de estimular o consumo dessa carne, rica em nutrientes e vitaminas.
Segundo o diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, a ação gastronômica proposta na Noite Gourmet esteve relacionada diretamente aos objetivos do Projeto. “É preciso desmistificar o tabu de que a carne suína não faz bem a saúde”, ressaltou. De acordo com ele, uma das medidas que está sendo adotada para aumentar, entre a população, o consumo da carne suína em dois quilos até 2012 – meta do projeto –, é modificar a forma de oferecer o produto. “O Sebrae tem trabalhado junto aos micro e pequenos empresários dessa área, com oficinas gastronômicas conceituais e cursos de qualificação, para contribuir para a padronização do corte da carne”, disse. Além disso, ressaltou o diretor, nos programas de capacitação da entidade são repassados aos participantes novas receitas e formas de utilizar a carne suína no dia a dia.
Para o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Manoel Xavier Ferreira Filho, a carne suína é pouco explorada pelo consumidor brasileiro. “A iniciativa da ABCS é de extrema relevância para o consumidor, que não conhece as qualidades da carne e nem a sua versatilidade, como vimos hoje nos pratos apresentados”, comentou.
O presidente da AGS, Julio Carneiro, destacou ainda os resultados que o Projeto vem apresentando no estado em parceria com o Sebrae. “Acredito que estamos fazendo a diferença para os suinocultores goianos, com o incentivo à carne suína e ações diretas na produção, avançaremos em prol da atividade”.