Divulgar a carne suína e incrementar o consumo doméstico per capita em dois quilos nos próximos três anos, este é o objetivo do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, PNDS. O projeto é uma parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Em âmbito estadual o projeto conta com o apoio de Associações Estaduais de Criadores de Suínos, Federações Estaduais e dos Sebrae estaduais. É com esse intuito que a ACCS e Sebrae SC, realizaram durante todo o mês de outubro diversas ações em Chapecó, dentre elas, treinamentos em tecnologia de cortes, degustação de produtos e distribuição de folders, receitas e palestras, com um único intuito, “levar informação ao consumidor sobre a carne suína”.
Umas das ações que está sendo realizada desde o dia 19 de outubro e se estende até dia 18 de novembro, é a Campanha de Marketing, “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína” no Celeiro Supermercados. Além da exposição nas gôndolas, há também um espaço com displays onde as promotoras preparam pratos à base de carne suína e oferecem ao consumidor, explicando as qualidades nutricionais do produto, excluindo mitos, preconceitos e inverdades que ainda cercam a carne suína. E ainda, o consumidor pode levar para casa, diversas receitas à base de carne suína, além de informações a respeito de valores calóricos, benefícios à saúde e outras informações complementares que o consumidor buscar.
De acordo com a Gerente Comercial do Celeiro, Querli Taiza Muller, nas primeiras semanas da campanha foi possível observar um aumento nas vendas. “Com as novidades na loja e nas gôndolas, aumentou mais de 6% as vendas do produto se comparado com o mesmo período de 2009” destaca. Hoje são oferecidos 25 cortes diferenciados de carne suína, nas lojas do Celeiro Supermercados, sendo eles oito feitos com costela suína, sete feitos com lombo suíno, sete com pernil suínos e três com paleta.
Segundo o responsável pelo setor de compras do Celeiro Supermercados, Amarildo da Roza, verificou-se o aumento no movimento e principalmente, que está sendo realizado um trabalho muito bom para promover o consumo da carne suína, conscientizando os consumidores, por meio de degustação e distribuição de receitas. “O consumidor está aceitando bem o produto, complementando com informações, nossos clientes obtiveram através das abordagens e degustações um entendimento melhor sobre a carne suína e seus benefícios” enfatiza.
Para Querli, a campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”, está sendo extremamente positiva. “Podemos concluir que a união de todos os envolvidos, ACCS, ABCS, Sebrae/SC, fez com que os objetivos deste projeto fossem alcançados de forma até surpreendente com números, aumentos nas vendas e a aceitação dos clientes” finaliza.
Curso de Cortes
Foi realizado também em outubro, um curso de cortes suínos, que foi ministrado pelo consultor especializado Daniel Furtado. Este evento, realizado no Celeiro Supermercados, contou com a participação dos funcionários do setor de açougue do Celeiro, da promotora de vendas contratada, bem como dos Consultores Valdir Airton Rantum e Marcelo Redin de Mello do Sebrae/SC.
Durante o curso Daniel demonstrou e ensinou como fazer 40 cortes diferenciados de carnes suína, estes que podem ser oferecidos para os consumidores e com isso incentivando seu consumo, pois os novos cortes são mais atrativos ao público.
Palestras para o curso de Gastronomia e Nutrição
Outra ação do PNDS em Santa Catarina foi a palestra para os Acadêmicos do Curso de Gastronomia e Nutrição da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, com o tema: “ CARNE SUÍNA: CONSUMINDO COM SAÚDE E SABOR”, com a Professora Bianca Antonini, Nutricionista, Especialista em Gerencia de Qualidade na Produção de Refeições. Também participaram os consultores do SEBRAE e o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, que explicaram o PNDS aos presentes.
Participaram do evento mais de 200 estudantes entre os dias 26 e 27 de outubro. Segundo a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, a importância dessa ação é no sentido de trabalhar a desmistificação direta da carne suína junto a esses profissionais que em um futuro próximo estarão no mercado lidando no cotidiano com a carne suína. “É muito importante que eles conheçam as qualidades e entendam sobre a saudabilidade dessa proteína” destaca.
Os participantes receberam kits com informações do PNDS, bem como cartilhas, livros de receitas, informativos da carne suína (técnicos e científicos), incentivando o consumo da carne suína em diversos nichos de mercado.