Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

PNDS em Minas Gerais

Com pioneirismo, Minas Gerais define ações do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura para 2011.

PNDS em Minas Gerais

Os mineiros já estão preparados para elevar o consumo brasileiro de carne suína também em 2011. Depois da elevação dos preços pagos ao produtor e do aumento no consumo da carne suína para 14,5kg, a Associação de Suinocultores de Minas Gerais (Asemg) demonstrou bastante expectativa para os resultados que poderá apresentar neste ano. Por isso, durante a primeira semana do mês de fevereiro, já foram decididas os direcionamentos das ações no estado. O objetivo da reunião foi a avaliação dos trabalhos de 2010 e planejamento central para as ações de 2011.

Para Fernando Ataíde, coordenador do PNDS no Sebrae/MG, os resultados apresentados no ano passado só fortalecem a atuação neste ano. “O retorno que obtivemos foi ótimo e em 2011 esperamos ampliar o projeto, reforçando o trabalho nos três elos de atuação, além de focar em ações ligadas diretamente ao varejo”. O mesmo pensamento se repete na associação estadual, já que para o presidente João Bosco Martins de Abreu “os resultados colhidos neste primeiro ano de trabalho foram animadores e surpreendentes já que conseguimos, de forma pioneira, unir indústria e  produtores, investindo financeiramente no PNDS além de capacitarmos e sensibilizar um grande número de pessoas no decorrer do ano”. “Para 2011 esperamos superar as metas e alcançar os objetivos traçados”, encerra do representante mineiro.

Em Minas Gerais, o trabalho acontece em parceria com o Sebrae estadual em dois polos de suinocultura: Patos  de Minas e Ponte Nova. Em 2010, essas regiões apresentaram diversas possibilidades de atuação nas áreas de produção, comercialização e indústria. As ações acontecem com o apoio físico e financeiro  das entidades regionais: Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap), filiadas a Asemg, e ineditamente contam com o apoio dos frigoríficos Saudali e Suinco – ambos pertencentes à produtores de suínos – no  financiamento e execução das ações.

Em 2011, a entidade pretende elaborar ações com foco na divulgação das receitas e dos novos formatos de carne suína proposto para comercialização em merenda escolar. No primeiro ano de ações, a Asemg foi a única entidade que realizou a inclusão da carne suína na merenda escolar, inserindo 12 toneladas nas escolas de Juiz Fora.

Além dessa conquista, a Asemg foi pioneira no projeto em parceria com o Sebrae/MG que incluiu o Programa de Qualidade Total Rural na região de Ponte Nova e Patos de Minas, que permite aos empresários do setor agropecuário entender e praticar os princípios e fundamentos da qualidade no gerenciamento dos negócios. Segundo o plano de trabalho definido junto aos coordenadores do PNDS, a entidade dará continuidade ao Programa nos dois polos, além de consultorias iniciadas junto aos frigoríficos.

Como apoio à parceria inédita firmada pela ABCS com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA),  a Asemg iniciará ainda este ano o “Treinamento em Produção e Manejo de Suínos”, para capacitação de produtores, gerentes de granja e chefes de setor. Os cursos serão realizados pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e devem começar ainda no primeiro semestre.

A entidade também pretende, ao lado das associações regionais parceiras, implementar a campanha de marketing “Carne Suína, sabor que faz bem”, em supermercados de cidades mineiras abrangidas pelo projeto, incluindo a capital, Belo Horizonte. Serão realizadas também no estado seis palestras para formandos em nutrição, medicina  e áreas afins sobre a Saudabilidade da Carne Suína. A expectativa é que as primeiras ações ocorram no mês de março.

Já ações de comercialização e outros detalhes foram discutidos em reuniões especificas com os parceiros em Patos de Minas e Ponte Nova.