Os mineiros já estão preparados para elevar o consumo brasileiro de carne suína também em 2011. Depois da elevação dos preços pagos ao produtor e do aumento no consumo da carne suína para 14,5kg, a Associação de Suinocultores de Minas Gerais (Asemg) demonstrou bastante expectativa para os resultados que poderá apresentar neste ano. Por isso, durante a primeira semana do mês de fevereiro, já foram decididas os direcionamentos das ações no estado. O objetivo da reunião foi a avaliação dos trabalhos de 2010 e planejamento central para as ações de 2011.
Para Fernando Ataíde, coordenador do PNDS no Sebrae/MG, os resultados apresentados no ano passado só fortalecem a atuação neste ano. “O retorno que obtivemos foi ótimo e em 2011 esperamos ampliar o projeto, reforçando o trabalho nos três elos de atuação, além de focar em ações ligadas diretamente ao varejo”. O mesmo pensamento se repete na associação estadual, já que para o presidente João Bosco Martins de Abreu “os resultados colhidos neste primeiro ano de trabalho foram animadores e surpreendentes já que conseguimos, de forma pioneira, unir indústria e produtores, investindo financeiramente no PNDS além de capacitarmos e sensibilizar um grande número de pessoas no decorrer do ano”. “Para 2011 esperamos superar as metas e alcançar os objetivos traçados”, encerra do representante mineiro.
Em Minas Gerais, o trabalho acontece em parceria com o Sebrae estadual em dois polos de suinocultura: Patos de Minas e Ponte Nova. Em 2010, essas regiões apresentaram diversas possibilidades de atuação nas áreas de produção, comercialização e indústria. As ações acontecem com o apoio físico e financeiro das entidades regionais: Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap), filiadas a Asemg, e ineditamente contam com o apoio dos frigoríficos Saudali e Suinco – ambos pertencentes à produtores de suínos – no financiamento e execução das ações.
Em 2011, a entidade pretende elaborar ações com foco na divulgação das receitas e dos novos formatos de carne suína proposto para comercialização em merenda escolar. No primeiro ano de ações, a Asemg foi a única entidade que realizou a inclusão da carne suína na merenda escolar, inserindo 12 toneladas nas escolas de Juiz Fora.
Além dessa conquista, a Asemg foi pioneira no projeto em parceria com o Sebrae/MG que incluiu o Programa de Qualidade Total Rural na região de Ponte Nova e Patos de Minas, que permite aos empresários do setor agropecuário entender e praticar os princípios e fundamentos da qualidade no gerenciamento dos negócios. Segundo o plano de trabalho definido junto aos coordenadores do PNDS, a entidade dará continuidade ao Programa nos dois polos, além de consultorias iniciadas junto aos frigoríficos.
Como apoio à parceria inédita firmada pela ABCS com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Asemg iniciará ainda este ano o “Treinamento em Produção e Manejo de Suínos”, para capacitação de produtores, gerentes de granja e chefes de setor. Os cursos serão realizados pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e devem começar ainda no primeiro semestre.
A entidade também pretende, ao lado das associações regionais parceiras, implementar a campanha de marketing “Carne Suína, sabor que faz bem”, em supermercados de cidades mineiras abrangidas pelo projeto, incluindo a capital, Belo Horizonte. Serão realizadas também no estado seis palestras para formandos em nutrição, medicina e áreas afins sobre a Saudabilidade da Carne Suína. A expectativa é que as primeiras ações ocorram no mês de março.
Já ações de comercialização e outros detalhes foram discutidos em reuniões especificas com os parceiros em Patos de Minas e Ponte Nova.