O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) realizou com sucesso mais duas oficinas gastronômicas de cortes suínos, nos dias 04 e 06 de junho. Desta vez, a cidade escolhida foi Xaxim, com cerca de 25 mil habitantes, localizada no oeste de Santa Catarina, a principal região produtora de suínos do estado. Por meio do Sebrae/SC, o objetivo da ação foi promover e valorizar a carne suína e ainda estimular o consumo, divulgando a versatilidade da carne e as possibilidades de cortes e pratos para o dia-a-dia.
Responsável pelo abate de 33.600 animais por mês, a culinária do município deverá receber novos pratos de carne suína promovido pelas oficinas que reuniram mais de 40 pessoas, entre empresários do setor gastronômico e estudantes da Celer Faculdades. Orientada pela culinarista Eloá Ramos, a ação foi dividida em duas etapas, a primeira comtemplou cerca de 25 donos de restaurantes que, não só aprenderam diferentes receitas à base da carne, e receberam dicas de como montar e formatar pratos, além de introduzir novas técnicas de preparo, mas também conheceram um pouco mais das vantagens do produto, como versatilidade e menor custo. Já no dia 06 de junho, foi a vez dos estudantes conhecerem também os segredos da carne suína e temperos de receitas para o dia-a-dia.
Para o Valdir Airton Ramthum, analista técnico da coordenadoria regional oeste de Chapecó do Sebrae/SC e responsável pela organização das oficinas é preciso fomentar o consumo no estado, principalmente nas regiões em que a suinocultura é a grande responsável pela renda do município. “Nosso intuito é que a carne suína seja valorizada e o produtor tenha seu reconhecimento, e para isso precisamos capacitar integrantes do setor gastronômico e incentivá-los a colocar a carne suína em seus cardápios”, conclui.
Segundo a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, a importância dessa ação é “trabalhar também a desmistificação direta e demonstrar que a carne suína pode estar inserida no cotidiano do brasileiro no preparo de suas refeições”. Ao final das duas oficinas foi possível também validar questões que pairam como dúvidas sobre o consumo da carne suína e sua importância para a saúde humana, eliminando preconceitos que inibem a inclusão da carne suína no prato do brasileiro.
Marketing
PNDS em SC
Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura investe em oficinas gastronômicas de carne suína para aumento do consumo em SC.