Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Marketing

PNDS na Bahia

Com presença de 80% dos suinocultores a Bahia lança oficialmente o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura.

PNDS na Bahia

O Estado da Bahia promete grandes resultados para o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), e não poderia ser diferente. Somente no evento de lançamento do Projeto, a Associação Baiana de Suinocultura (ABS) reuniu mais de 80% dos suinocultores da região interessados em conhecer os benefícios que as ações trarão para a cadeia suinícola baiana. O evento aconteceu no dia 24 de março, em Feira de Santana, a segunda cidade mais populosa do estado e maior cidade do interior nordestino em população, com mais de 550 mil habitantes. O centro urbano foi escolhido como um dos principais redutos das atividades do PNDS pela concentração de pessoas, estar próximo a diversos produtores do estado, volume de consumo, além de ser o local de grande parte dos parceiros baianos, como o Senar, que possui em Feira de Santana seu centro de treinamento, bem como a ABS com sede firmada também na cidade e o Sebrae, com unidade regional no mesmo território.

Durante o encontro, o presidente da ABS, Marcelo Plácido Corrêa, destacou a importância do Projeto para a Bahia e para a associação de suinocultores do estado que está se consolidando neste ano e se diz muito animado com resultados que espera atingir. “Não há dúvida de que o efetivo e presente trabalho da coordenação e gestão do PNDS são responsáveis pelo sucesso do nosso evento e também pelo engajamento de nossos parceiros e suinocultores, que hoje se reuniram aqui” ressaltou.
O Sebrae/BA, também parceiro direto das ações do PNDS no estado e grande financiador do desenvolvimento da suinocultura esteve presente, representado pela supervisora da Unidade de Agronegócio, Célia Fernandes, que reafirmou o apoio da entidade que terá seu foco voltado para gestão e empreendimento da atividade. “Acreditamos na capacidade do setor e confiamos que o suinocultor pode ser sim o protagonista desse Projeto na Bahia e, por isso, solicitamos o engajamento de cada um dos produtores presentes e reafirmamos nosso compromisso com a suinocultura”.
Irineu Wessler, presidente da ABCS, parabenizou toda a cadeia de suinocultura da Bahia pela visão e ousadia ao assumir o compromisso de executar o PNDS no estado. “O desafio aqui é ainda maior tendo em vista que o consumo de carne suína é em média de 4kg por habitante”, finalizou. Ao assinar ao acordo de resultados que confirma as atividades do PNDS no estado, o gerente do Projeto no Sebrae Nacional, João Fernando Nunes, destacou mais uma vez a importância estratégica do Nordeste para a meta estabelecida de aumento de consumo e mostrou confiança nos resultados.
Junto da Associação Baiana de Suinocultura e do Sebrae Bahia, com o apoio da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), do Senar e também da Secretaria de Agricultura (Seagri) o projeto pretende aumentar em 20% o consumo de carne suína até o final de 2011 por meio da Campanha “Um Novo Olhar…” que acontecerão na região metropolitana e também em Feira de Santana. Outra meta é a elevação de produtividade das granjas participantes do projeto em 3% até dezembro, utilizando estratégias para melhorar o desempenho dos animais e também incorporando técnicas de manejo.
Representando o Secretário da Agricultura Eduardo Sales, o diretor de departamento de agricultura da SEAGRI, Anttonio Almeida Junior, também reforçou a parceria da entidade e ressaltou importância de Projetos como esse para a sustentabilidade no estado. Já o gerente de programas do Senar/BA acredita que “o Nordeste é a bola da vez e nós nos comprometemos a apoiar a suinocultura e qualificar seus profissionais, aprimorando a capacitação e produção que é o perfil da nossa entidade”.