Iniciado no Espírito Santo no ano passado, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), foi escolhido pelo Sebrae capixaba um dos melhores casos de sucesso como projeto gerencial ideal para apresentação no III Encontro Regional de Administração e Finanças da Região Sudeste, realizado em Vitória, no Espírito Santo, na primeira quinzena de maio. Os critérios para escolha dos trabalhos levaram em consideração os projetos com resultados previstos alcançados e desenvolvidos com qualidade de gestão. O evento reuniu a equipe da Diretoria de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, dos diretores, gerentes e técnicos do Sebrae no Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No encontro, o gestor de projetos do Sebrae/ES, Thiago Martins, apresentou as estratégias e esforços executados pela entidade como apoio a Associação de Suinocultores de Espírito Santo (ASES) em busca de desenvolver a cadeia suinícola do Espírito Santo provocando o aumento de consumo da carne suína .
Para o presidente da ASES, José Puppin, que participou da apresentação do projeto, o PNDS vem consolidando sua importância para a suinocultura capixaba. “O trabalho é muito bom e atraiu o interesse dos supermercados pela carne suína, o que proporcionou um incremento no consumo. O Projeto está trazendo boas perspectivas de mercado para a produção local”. Puppin acrescentou ainda a importante colaboração do projeto para a desmistificação da carne suína. “A atuação esclarece o público sobre a produção do suíno, que deixou de lado o porco-banha do passado e hoje produz carne suína com valores nutricionais compatíveis ou melhores do que outras carnes”, disse o presidente.
Já para José Cláudio dos Santos, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, o PNDS desenvolvido no Espírito Santo pode ir ainda mais longe. “O projeto tem alianças importantes que o fazem ser sucesso e acredito que é possível uma meta ainda mais audaciosa vislumbrando até o mercado externo”.
“Certamente essa é uma conquista que todo o Conselho da ABCS, lideranças estaduais e equipe executiva do PNDS comemoram, somado a satisfação dos dirigentes e equipe executiva da Ases que coordenaram as ações do Projeto no estado junto ao Sebrae/ES, por meio da orientação da ABCS”, afirma a coordenadora do PNDS, Lívia Machado. Segundo ela ainda há muito espaço de crescimento e desenvolvimento da suinocultura capixaba para aumentar a sua competitividade. “Precisamos seguir focados e unidos em prol desses resultados”, encerra.