Prestes a completar 16 anos em Santa Catarina, o Guia Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) vem determinando a ampliação da capacidade e do patamar de qualidade da oferta gastronômica do estado. Já são mais de 10 mil fornecedores em parceria para cumprir sua missão de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, por meio de ações de valorização da gastronomia e de profissionalização das empresas. O guia, que tem distribuição garantida em cerca de 300 pontos específicos e atinge um público de diferentes idades, gostos e preferências, apresenta um leque de fornecedores para Bares, Hotéis e Restaurantes.
Na edição 2011, o material terá pela primeira vez a inserção do conceito do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), apresentando a importância das ações para a cadeia suinícola e, consequentemente, para a inserção da carne suína no cotidiano dos catarinenses. Uma iniciativa do Sebrae/SC, como conta o coordenador de projetos de agronegócios da entidade, Gilson Santos. “Participar do Guia é uma excelente forma de atrair consumidores para a carne suína, pois acessamos um material em que o público irá procurar dicas de bons estabelecimentos e lá, encontrará um pouco mais sobre o que estamos desenvolvendo a favor da carne suína”. O coordenador também destaca que as pessoas costumam guardar em casa ou deixar o guia disponível em escritórios e consultórios, sem contar que a tiragem mínima é de 40 mil exemplares e cada pessoa utiliza o Guia para, pelo menos, cinco pesquisas.
Atualmente, o estado é o maior produtor de suínos do Brasil, com plantel tecnificado de mais de 420 mil matrizes, o equivalente a 25% do total produzido no país. Desde o início de 2010, o estado conta com o PNDS, que tem como meta final o aumento de 2kg no consumo da carne suína por pessoa no ano. O objetivo é conscientizar os consumidores sobre a saudabilidade da carne suína, sua importância para a saúde humana, desmistificando o preconceito ao redor de uma carne tão saborosa e saudável.
Segundo a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, o objetivo da ação é de divulgar para este nicho o potencial da carne suína e a despertar no consumidor o desejo de encontrar essa carne em bares e restaurantes. “Com o guia aumentamos nosso leque de sensibilização sobre o conceito da carne suína saudável”.
Marketing
PNDS no Guia Abrasel
Sebrae de Santa Catarina divulga Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura no famoso guia gastronômico.