Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Alimentos

Preços globais dos alimentos voltam a subir em março, aponta FAO

Uma alta maior foi contida pela queda nos preços do leite, enquanto cereais, açúcar e carnes mantiveram-se inalterados.

Preços globais dos alimentos voltam a subir em março, aponta FAO

Os preços globais dos alimentos subiram pelo terceiro mês consecutivo em março, impulsionados pelo aumento dos óleos vegetais usados na culinária. O índice da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) que acompanha 55 tipos de alimentos avançou para 215,9 pontos, em relação aos 215,4 pontos de fevereiro, divulgou hoje a entidade. Uma alta maior foi contida pela queda nos preços do leite, enquanto cereais, açúcar e carnes mantiveram-se inalterados em relação a fevereiro.

Segundo Abdolreza Abbassian, economista sênior da FAO, os preços dos alimentos devem permanecer nos níveis atuais nos próximos meses, já que a elevação da demanda tem sido compensada pela maior disponibilidade de grãos no mercado. “Nós acreditamos que as médias dos preços em 2012 ficarão abaixo das de 2011 ao longo de todo o ano”, disse Abbassian à Dow Jones Newswires. Em fevereiro do ano passado, o índice atingiu o recorde de 237,9 pontos, em função das preocupações com a oferta de cereais, açúcar e cacau.

A FAO explica que o fraco crescimento da produção mundial de óleo de palma, o declínio da produção de canola e a limitada oferta de óleo de soja para exportação contribuíram para a elevação dos valores dos óleos.