Os participantes do quadro Super Chef do programa Mais Você participaram de um workshop de carne suína com o especialista em cortes do Frigorífico Copwig, Renato Sebastian. O programa que está em um edição especial “Super Chef Celebridades”, tem como chef artista renomados da globo, , como Sérgio Loroza, Luis Salém e Milena Toscano que tiveram a oportunidade de conhecer a versatilidade e a suadabilidade da carne suína.
Em um primeiro momento Renato apresentou a carcaça suína aos “Super Chefs” e mostrou os três principais cortes possíveis no leitão, o pernil, a palheta e a costela “A carne de porco é muito saudável, vamos aprender os cortes e como utilizar cada parte do porco”, diz Renato.
Os participantes tiraram suas dúvidas e também tiveram ideias para seus pratos. Milena Toscano, que estrelou a ultima novela das nove, Fina Estampa, perguntou se era possível fazer filé com o pernil suíno e Sérgio Loroza, ator e cantor, perguntou qual era o mais rápido de se fazer, já que o tempo para executar cada prato é de apenas 60 minutos. “É sim possível fazer o filé de pernil e a costela é um prato rápido, pois pode ser assada” esclarece o especialista em cortes.
Após aprenderem alguns cortes, os participantes colocaram as “Mãos ao Porco”, nome da prova onde os pratos tiveram como ingrediente principal a carne suína. As duplas Max Fercondini e Dig Dutra competindo com Adriana Birolli e Sérgio Loroza, as equipes utilizaram de muita criatividade em seus pratos. A primeira dupla usou o lombo e o pernil suíno assados, com um toque de noz-moscada e raspas de limão, acompanhados de um arroz com maçã e castanha. A segunda dupla, que acabou vencendo a prova, com o prato Porco ao Soco, escolheu a costela suína, com um molho agridoce e uma batata ao murro.
A apresentadora Ana Maria Braga encerrou o quadro falando da saudabilidade e dos cuidados para comprar uma carne suína de qualidade. “A carne suína é muito saudável, alguns cortes suínos têm menos gordura que o frango com pele. Mas você precisa saber se a carne tem o selo do Ministério da Agricultura, o Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que é a garantia de qualidade do produto”, comenta. Brincando Ana Maria diz que os “suínos são criados em um hotel de luxo”. Exemplificando a qualidade em que os suínos são produzidos nos dias de hoje.
Segundo a coordenadora Nacional do PNDS, Lívia Machado, “o espaço que a carne suína teve no programa, através do Frigorifico Cowpig que é parceiro do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), mostrou a todos os brasileiros a versatilidade de cortes da carcaça suína e sua combinação com diversos ingredientes. A Ana Maria foi muito enfática ao ressaltar a saudabilidade da proteína em rede nacional e isso reforça a necessidade de seguirmos trabalhando ações que promovam a carne suína”, encerra.
Dicas do Chef
Como o objetivo era ensinar os participantes novos cortes para que eles fizessem pratos rápidos e gostosos, o também Chef Renato Sebastian deu algumas dicas para se preparar uma carne suína mais saborosa. Saiba mais você também:
– Corte sempre os 2 principais: Pernil, Costela e Paleta;
– A costela com osso pode ir direto para a panela;
– O tempero ideal é o sal grosso;
– Dependendo do tamanho da carne, deixe de molho em média 30 minutos;
– O músculo é muito pequeno, por isso é tão valorizado.