Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Programa leva jovens rurais às universidades

<p>Os projetos devem ser inscritos até o dia 29 de setembro.</p>

Redação (19/08/2008)- Estudantes dos Centros de Formação Familiar por Alternância (Ceffas) e de escolas agrotécnicas do País poderão vivenciar o ambiente do campus universitário, fazer cursos e aplicar o conhecimento adquirido em sua comunidade rural a partir das próximas férias escolares, em janeiro 2009. Essa é proposta do Programa de Intervivência Universitária, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O edital do Programa (MCT/CNPq/CT-Agronegócio/MDA – Nº 23/2008) está disponível no endereço eletrônico http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/023.htm.

Os projetos devem ser inscritos até o dia 29 de setembro. Eles devem ser propostos por pesquisadores, professores e especialistas com vínculo funcional com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados. E beneficiar jovens residentes e estudantes do meio rural com idade entre 12 e 18 anos, filhos de agricultores e de empregados rurais, que já participam de atividades educativas, extensionistas e organizativas. A validade do projeto é de até dois anos.

O técnico do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar (Dater/SAF) do MDA, José Maria Barbosa de Jesus, explica que cada jovem participante receberá uma bolsa de estudos no valor de R$ 300. No total, serão investidos neste programa R$ 6 milhões, entre recursos do MDA e do MCT. “Com este edital, os jovens terão acesso às diversas formas de conhecimento, devendo se transformar em agentes de desenvolvimento em suas localidades, adaptado às diferentes realidades da zona rural brasileira”, ressalta José Maria. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Prazos:

29 de setembro – Limite para envio de propostas
A partir de 12 de novembro – Divulgação dos resultados
A partir de 05 de dezembro – Início da contratação dos projetos