Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Programa Merenda Forte

Saiba mais sobre o programa pioneiro que deverá destinar 1700 quilos de carne suína ao mês à merenda escolar de 10 mil alunos de Xanxerê (SC).

Emilho, personagem principal do Programa Merenda Forte

Redação SI 03/07/2003 –

Na última sexta-feira (27), em Xanxerê (SC)foi realizado o lançamento oficial do Programa Merenda Forte, que inclui a carne suína no cardápio da merenda escolar no município. O ministro da Agricultura, Pecuária e Bastecimento, Roberto Rodrigues, esteve presente e afirmou que este programa pode servir de modelo para todo o País. O ministro se comprometeu, durante o evento, de levar a proposta para o presidente Luís Inácio Lula da Silva e aos ministros da Educação, Cristovam Buarque, e da Saúde Humberto Costa.

Roberto Rodrigues demonstrou ter conhecimento profundo da crise da suinocultura nacional, e dize que o exemplo de Xanxerê ajuda a solucionar a crise no setor ao equilibrar a oferta e a demanda da carne suína. Na sua avaliação, a carne suína também poderia ser opção no Fome Zero e encaminhará a proposta ao ministro da Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano. O ministro informou que está em estudo a possibilidade de aquisição de estoques reguladores do produto para retirar parte do excesso do mercado.

Cerca de 3,5 mil pessoas participaram do ato em Xanxerê, inclusive lideranças dos três Estados do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Merenda Forte

O Programa Merenda Forte tem o apoio da Prefeitura de Xanxerê e da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina. O programa conta com vários materiais gráficos que apresentam as qualidade nutricionais da carne suína e um livreto de história em quadrinho com o personagem Emilho e seus amiguinhos.

De acordo com o prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, a estimativa de consumo médio de carne suína in natura com o Programa Merenda Forte na rede escolar do município é de 1.700 quilos/mês, para um universo de 10 mil alunos do ensino fundamental.

Outras informações e o material, poderão ser solicitados ao jornalista da Prefeitura de Xanxerê, Paulo Varella, fone (49) 9989-5025, ou pelo correio eletrônico (e-mail):

[email protected]