Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Qual a diferença entre o frango verde, o alternativo, o caipira e o orgânico?

Conheça as definições desses produtos que vêm despertando o interesse do consumidor brasileiro.

Redação AI 30/08/2001 09:03 – O frango natural ou alternativo é muitas vezes confundido com o frango verde ou com o orgânico. Mas eles não são todos iguais, apesar das aparências. Conheça melhor a definição de uns e de outros:

Frango industrial – é a ave criada pelas granjas comerciais, por meio de um modelo consagrado de manejo, que lança mão de antibióticos e promotores de crescimento para obter altos índices de produtividade. O abate de frangos desse tipo ocorre entre o 42o. e o 25o. dias de vida.

Frango verde – Recebe alimentação exclusivamente à base de ingredientes vegetais, descartando-se o uso de ingredientes de origem animal no arraçoamento, como farinhas de carne, ossos, vísceras, penas etc.

Frango alternativo – também chamado de frango natural, é criado no mesmo tipo de ambiente do frango industrial ou convencional, porém em menores densidades e sem uso de promotores de crescimento, quimioterápicos e anticoccidianos. Sua dieta é baseada apenas em produtos de origem vegetal, como milho e soja. A idade de abate é um pouco superior à do frango industrial.

Frango caipira – ou frango colonial, provém de linhagens específicas, como a label rouge, e é produzido em áreas mais extensas. Além de receber ração, a ave pode ciscar pelo terreiro. É abatida entre o 80o. e o 90o. dias de idade.

Frango orgânico – em sua produção também são proibidos antibióticos e promotores de crescimento. Sua dieta, além de não apresentar ingredientes de origem animal, é composta unicamente de grãos e vegetais cultivados em sistema orgânico, ou seja, produzidos sem a utilização de defensivos e fertilizantes químicos.